Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
05/03/2020 às 11h36min - Atualizada em 05/03/2020 às 11h36min

O que é psicologia positiva

De que forma a psicologia positiva pode entender o indivíduo em suas questões pessoais de alta complexidade?

ARAGUAIA NOTÍCIA
Rodeado de incertezas e informações, o indivíduo se encontra cada vez mais angustiado frente às questões que causam ansiedade e insegurança, seja na hora de se relacionar, seja ao ingressar em uma carreira profissional.
 
Aliado a isso, com o impacto da globalização e a crescente industrialização, a massa populacional reproduz conceitos divergentes e polarizados, o que faz com que o ser humano se sinta cada vez mais sozinho e incompreendido em sua totalidade.
 
A psicologia positiva tem auxiliado no tratamento dessas questões devido ao fato dinâmico que inclui mensagens acessíveis via redes sociais e soluções práticas para o dia a dia. Isso, além de ajudar os próprios interessados no desenvolvimento pessoal, tem gerado resultados que auxiliam profissionais de diversas áreas a entender o indivíduo.
 
A psicologia positiva e a conscientização humana
 
Não apenas para questões comportamentais, a psicologia positiva tem mostrado impactos. A população tem se tornado mais consciente ecologicamente.
 
O efeito da disseminação rápida de ideias tem contribuído para amenizar os impactos da alta industrialização e do capitalismo, fazendo com que as pessoas repensem atitudes culturalmente arraigadas, como jogar lixo no chão e poluir as praias.
 
Os benefícios do otimismo têm se mostrado eficientes, inclusive no combate à depressão. Isso é o que mostra um estudo feito pela Companhia Peter Bongiorno, que relatou a visibilidade do mundo por uma perspectiva mais esperançosa. Os indivíduos têm se solidarizado mais com os outros e o engajamento por meio de redes sociais tem sido maior.
 
A psicologia positiva auxilia outras áreas terapêuticas
 
Problemas de aprendizagem por parte de alunos especiais são os maiores desafios da psicopedagogia. A psicologia positiva atua como uma importante aliada em vários processos que envolvem dar motivação ao estudante. Isso porque ela estimula e trabalha as competências específicas de cada indivíduo, entendendo suas necessidades e proporcionando a ele uma maior autoconfiança ao realizar uma tarefa.
 
Além disso, em outras áreas como psicologia hospitalar, profissionais médicos e enfermeiros têm trabalhado com programas assistencialistas e terapias holísticas, fortalecendo a recuperação do paciente não só no quesito físico, mas emocional. A ideia é que corpo e mente trabalhem juntos no processo de recuperação.
 
Psicologia positiva X Coaching
 
Apesar dessa gama de informações disseminadas na internet que proporcionam bem-estar, é necessário ter atenção ao conteúdo acessado, pois muitos youtubers e personalidades têm usado essa ferramenta para disseminar ideias baseadas em vivências e tratamentos pessoais, sem qualquer indício de comprovação de eficácia.
 
O “coaching-show” aparece em inúmeros vídeos no stories do Instagram dizendo como ele saiu de uma crise ficando sem dormir e até sem comer. A banalização de comportamentos nocivos à saúde é algo a se ter cuidado, pois muitos desses “profissionais”, sem aval do Conselho Regional de Medicina, influenciam comportamentos inadequados.

Hoje, o maior desafio da psicologia positiva é provar que o seu método não se baseia em uma mera autoajuda ou religião, mas em uma ciência que, se aplicada com a devida responsabilidade, pode impactar positivamente a vida de muitas pessoas.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90