Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
05/03/2020 às 11h23min - Atualizada em 05/03/2020 às 11h23min

A importância da durabilidade das roupas para o meio ambiente

Entenda como roupas mais duráveis contribuem positivamente para a conservação dos ecossistemas

ARAGUAIA NOTÍCIA
Quanto maior for a durabilidade de uma roupa, menor será o seu índice de descarte e, consequentemente, os consumidores ficarão mais satisfeitos com a qualidade da peça e o meio ambiente será beneficiado. Ou seja, todos saem ganhando.
 
Os impactos ambientais ocasionados pela indústria têxtil são inúmeros e a intensidade varia de acordo com o tipo de fibra têxtil fabricada. No entanto, a água, o solo e até mesmo a atmosfera são afetados por esta produção.
 
Além disso, outra característica desse mercado é o ciclo de vida curto empregado aos produtos, já que, a cada virada de estação, uma nova coleção é lançada, tornando as roupas da estação anterior ultrapassadas. Por vezes, a substituição ocorre independentemente do uso e do estado de conservação da peça.

Moda à favor da preservação ambiental

O assunto moda sustentável está sendo colocado em pauta com mais frequência a cada dia que passa e há várias formas da moda ser considerada sustentável, no entanto, é importante sempre considerar as questões ambientais, econômicas e sociais.
 
Esse setor da moda é voltado para a preservação do meio ambiente em todas as fases de produção das roupas e a redução do índice de descarte das peças é um dos seus principais objetivos.

Como a duração das roupas contribui para o meio ambiente

Atualmente, estima-se que os resíduos têxteis — ou seja, o que resta das roupas — representa em torno de 175 toneladas por ano no Brasil, no entanto, somente 36 toneladas de peças são reutilizadas — por causa de seu comprimento — para a fabricação de novos produtos.
 
Isso significa que, no período de 1 ano, mais de 100 toneladas de roupas são descartadas no meio ambiente, sendo que muitas delas sequer tiveram a sua vida útil totalmente esgotada.
 
Dessa forma, quanto maior for a durabilidade das peças, menos resíduos têxteis serão gerados no meio ambiente. Para se ter uma ideia, alguns tecidos levam em torno de 20 meses para se decomporem totalmente.
 
Portanto, é de extrema importância prezar pela questão do prolongamento da durabilidade das peças, visto que o processo de fabricação da maior parte delas já não é nada ecológico.

Como aumentar a durabilidade das roupas?

Fazer as roupas durarem por mais tempo não significa usá-las até que elas se decomponham, mas sim dar novos usos para elas a partir do momento que deixarem de fazer parte do seu armário. Felizmente, há inúmeras formas de fazer isso. Confira algumas delas abaixo:

Doe

Se você é ligado à moda e está sempre adquire peças de novas coleções, doe as que não serão mais utilizadas. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente diminuindo os impactos causados pelos resíduos têxteis, você também ajudará alguém que precisa. O mesmo vale para roupas que não servem mais.

Venda

Se você tiver investido um alto valor em uma peça que já não te serve — independente do motivo — vendê-la por um valor um pouco mais baixo é uma boa opção para não ficar no prejuízo. Aproveite sua rede de amigos ou até mesmo sua redes sociais na internet para anunciar as peças que você desapegou e deseja repassar.

Customize

Transforme aquela calça jeans que já foi usada muitas vezes em shorts, aquela t-shirt em cropped e até mesmo aquele vestido antigo em um conjuntinho de blusa e saia. Deixe a sua criatividade aflorar e surpreenda-se com os resultados. É possível também colorir com tintas em pó para renovar a peça, e tudo isso pode ser feito de forma caseira.

Reaproveite

Se a peça de roupa estiver muito velha e não for possível fazer nenhuma das opções acima com ela, dê novos usos. Cortá-la para utilizar como flanela de limpeza ou até mesmo pano de chão, dependendo do tecido, pode ser uma boa opção.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90