05/03/2020 às 11h23min - Atualizada em 05/03/2020 às 11h23min

A importância da durabilidade das roupas para o meio ambiente

Entenda como roupas mais duráveis contribuem positivamente para a conservação dos ecossistemas

ARAGUAIA NOTÍCIA
Quanto maior for a durabilidade de uma roupa, menor será o seu índice de descarte e, consequentemente, os consumidores ficarão mais satisfeitos com a qualidade da peça e o meio ambiente será beneficiado. Ou seja, todos saem ganhando.
 
Os impactos ambientais ocasionados pela indústria têxtil são inúmeros e a intensidade varia de acordo com o tipo de fibra têxtil fabricada. No entanto, a água, o solo e até mesmo a atmosfera são afetados por esta produção.
 
Além disso, outra característica desse mercado é o ciclo de vida curto empregado aos produtos, já que, a cada virada de estação, uma nova coleção é lançada, tornando as roupas da estação anterior ultrapassadas. Por vezes, a substituição ocorre independentemente do uso e do estado de conservação da peça.

Moda à favor da preservação ambiental

O assunto moda sustentável está sendo colocado em pauta com mais frequência a cada dia que passa e há várias formas da moda ser considerada sustentável, no entanto, é importante sempre considerar as questões ambientais, econômicas e sociais.
 
Esse setor da moda é voltado para a preservação do meio ambiente em todas as fases de produção das roupas e a redução do índice de descarte das peças é um dos seus principais objetivos.

Como a duração das roupas contribui para o meio ambiente

Atualmente, estima-se que os resíduos têxteis — ou seja, o que resta das roupas — representa em torno de 175 toneladas por ano no Brasil, no entanto, somente 36 toneladas de peças são reutilizadas — por causa de seu comprimento — para a fabricação de novos produtos.
 
Isso significa que, no período de 1 ano, mais de 100 toneladas de roupas são descartadas no meio ambiente, sendo que muitas delas sequer tiveram a sua vida útil totalmente esgotada.
 
Dessa forma, quanto maior for a durabilidade das peças, menos resíduos têxteis serão gerados no meio ambiente. Para se ter uma ideia, alguns tecidos levam em torno de 20 meses para se decomporem totalmente.
 
Portanto, é de extrema importância prezar pela questão do prolongamento da durabilidade das peças, visto que o processo de fabricação da maior parte delas já não é nada ecológico.

Como aumentar a durabilidade das roupas?

Fazer as roupas durarem por mais tempo não significa usá-las até que elas se decomponham, mas sim dar novos usos para elas a partir do momento que deixarem de fazer parte do seu armário. Felizmente, há inúmeras formas de fazer isso. Confira algumas delas abaixo:

Doe

Se você é ligado à moda e está sempre adquire peças de novas coleções, doe as que não serão mais utilizadas. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente diminuindo os impactos causados pelos resíduos têxteis, você também ajudará alguém que precisa. O mesmo vale para roupas que não servem mais.

Venda

Se você tiver investido um alto valor em uma peça que já não te serve — independente do motivo — vendê-la por um valor um pouco mais baixo é uma boa opção para não ficar no prejuízo. Aproveite sua rede de amigos ou até mesmo sua redes sociais na internet para anunciar as peças que você desapegou e deseja repassar.

Customize

Transforme aquela calça jeans que já foi usada muitas vezes em shorts, aquela t-shirt em cropped e até mesmo aquele vestido antigo em um conjuntinho de blusa e saia. Deixe a sua criatividade aflorar e surpreenda-se com os resultados. É possível também colorir com tintas em pó para renovar a peça, e tudo isso pode ser feito de forma caseira.

Reaproveite

Se a peça de roupa estiver muito velha e não for possível fazer nenhuma das opções acima com ela, dê novos usos. Cortá-la para utilizar como flanela de limpeza ou até mesmo pano de chão, dependendo do tecido, pode ser uma boa opção.
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a empresa de Água continuar com serviço irregular, o que deve ser feito pelo prefeito? Deixê a sua opinião internauta

0.9%
3.6%
11.7%
83.8%