19/02/2020 às 12h55min - Atualizada em 19/02/2020 às 12h55min

Como encontrar as peças ideais para praticar esportes

A roupa e o calçado correto afetam o seu humor e o seu desempenho

Araguaia Notícia
Não é segredo para ninguém que a prática de esportes faz bem à saúde. E ninguém precisa ser atleta profissional para aproveitar dos benefícios que as atividades físicas proporcionam. Alguns minutos de caminhada todos os dias já mudam completamente o condicionamento físico de alguém sedentário.
 
É preciso encontrar quais atividades melhor atendem à sua rotina, aos seus objetivos e ao seu corpo. Uma etapa importante na preparação de quem vai começar qualquer atividade física é a escolha certa dos equipamentos. A compra de roupas confortáveis, mochilas duráveis e uma garrafinha de água estilosa fazem parte desse momento de preparação.
 
Mas, para além do estilo, é importante se atentar ao material e ao corte das peças de roupa. É essencial, também, saber quais são adequadas para cada modalidade da prática esportiva. A roupa correta influencia no rendimento e nos resultados. Consequentemente, afeta até o seu humor!
 
A regra básica é que a roupa escolhida proporcione a você liberdade de movimentos. Como isso varia de atividade para atividade, vamos dar algumas dicas importantes sobre como escolher a peça e o calçado certos para a prática de alguns dos esportes mais comuns e executados no Brasil.
 
 
Modelos ideais de peça
 
Ciclismo
 
Quem opta pelo ciclismo externo, por exemplo, deve preferir roupas mais justas. Pode ser calça, bermuda ou short, a escolha é sua. Mas é essencial não pedalar com roupas folgadas pelo risco de a peça se enroscar nas engrenagens. Essa dica, além de proporcionar conforto e melhorar a performance, evita acidentes.
 
Outra dica de segurança, principalmente para quem pedala nas vias públicas, é utilizar malhas com tecidos que possuem tecnologia reflexiva. Dessa forma, você não passa despercebido pelos carros com os quais vai dividir a pista. O cuidado deve ser redobrado à noite e é importante que a bike também tenha pontos reflexivos.
 
Calçados
 
Para a caminhada, a corrida e o ciclismo, é importante também que os tênis seja bem escolhidos. Calçados para esportes externos devem ser leves, resistentes e com amortecimento em gel. Geralmente, os produtos vêm com a indicação de esporte ideal para o modelo em questão. Na dúvida, consulte um ortopedista.
 
Esportes indoor
 
Para quem prefere esportes indoor, como a musculação e o exercício aeróbico em uma academia ou estúdio, é bom evitar tecidos que acumulem suor, como o algodão. Prefira malhas leves com tecnologia de compressão gelada. Esse material reduz a vibração muscular por compressão e evita dores e fadiga.
 
Já para  quem escolhe atividades de alongamento, como pilates e yoga, é essencial que se opte por peças que proporcionem flexibilidade sem que se bloqueie as articulações. A malha ideal evapora o suor com facilidade, é muito elástica e se ajusta bem ao corpo.
 
Uma boa pedida para essas atividades são as malhas com textura levemente emborrachada. Além do visual superfuturista que elas proporcionam, esses tecidos especiais ajudam na aderência do corpo às superfícies dos aparelhos utilizados nas atividades, dando firmeza e evitando que se escorregue durante a prática.
 
Escolha do tecido
 
Uma dica que vale para qualquer atividade é procurar tecidos que contenham proteção antimicrobiana. Essa é uma tecnologia recente que pode ser encontrada em vestes para quase todas as modalidades esportivas.
 
O suor em contato com o corpo facilita a proliferação de micro-organismos que causam os odores da transpiração. Além disso, essa tecnologia evita doenças de pele causadas pelas mesmas bactérias.
 
Escolher a roupa certa para a atividade física pretendida vai deixar você mais confortável. Esse bem-estar afeta diretamente a força de vontade e garante melhores resultados. Assim, ao praticar a atividade física com mais facilidade e segurança, você conseguirá atingir seu objetivo!
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »