Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
10/02/2020 às 10h00min - Atualizada em 10/02/2020 às 10h00min

Como a construção civil está criando soluções para reduzir o impacto ambiental

O mercado exige que a construção civil desenvolva medidas para reduzir o impacto gerado pelas edificações. Conheça 5 alternativas que apostam na sustentabilidade

Araguaia Notícia
Assim como qualquer negócio, o mercado imobiliário está precisando se adaptar para fazer da sustentabilidade o pilar fundamental de sua atuação. Ter em mente esse tipo de prerrogativa pode aumentar, inclusive, a autoridade e vendas das construtoras.
 
A razão é muito simples: o nosso planeta exige medidas alternativas para que cada vez menos danos sejam provocados ao meio ambiente. Assim, ambas as partes saem ganhando, seja pelo desenvolvimento de novas edificações, seja pela preservação de bens naturais.
 
De acordo com o dicionário, sustentabilidade significa “encontrar uma forma de desenvolvimento que atenda às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das próximas gerações de suprir as próprias necessidades”.
 
Só pela frase citada acima podemos compreender o porquê da construção civil adotar o termo no seu dia a dia, não é mesmo? Mas ficou na dúvida em saber como tudo isso se cumpre? Confira logo abaixo!

Por que a construção civil precisa pensar na sustentabilidade?

Como citado anteriormente, a sustentabilidade é uma pauta em alta no mercado. Para o mercado imobiliário não seria diferente. Com isso, a construção civil busca diminuir o desperdício de resíduos e aprimorar alguns processos necessários.
 
Por isso, podemos destacar que a redução no impacto ambiental agrega os seguintes benefícios:
 
●     menos gastos a partir do momento que há menos desperdício;
●     maior apelo de venda gerado pela sustentabilidade,
●     um plano de gestão aprimorado que avaliará todos os gastos e tempo necessário.

Quais são as melhores criações?

Chegamos ao ponto alto deste texto: quais são as melhores criações que estão auxiliando a construção civil na redução do impacto ambiental. Confira:

1. Estar em dia com as normas reguladoras

Essas normas reguladoras atestam que a construção esteja em dia com todos os papéis e com o compromisso social e ambiental. Ou seja, durante a edificação, a instalação hidrelétrica e elétrica, todos os materiais e recursos serão altamente analisados para que haja menos impacto.
 
Entre as normas podemos destacar a certificação LEED da Greenbuilding Council Institute e a norma de desempenho NBR 15575.

2. Construir no modelo green buildings

O green buildings, em tradução livre, “construções verdes”, significa adotar a sustentabilidade desde o primeiro tijolo colocado até a última janela instalada.
 
Os materiais utilizados são feitos por meio de tecnologias alternativas que apostam, principalmente, no reaproveitamento. Alguns exemplos são tijolos ecológicos, ecogranito e areia reutilizada.
 
Além disso, os green buildings também tentam reduzir o impacto social, fazendo com que os moradores ao redor não sofram tanto com uma nova construção.

3. Faça um gerenciamento dos resíduos

Começar uma construção civil com um gerenciamento de resíduos adequado é essencial. Mas você pode estar se perguntando: como isso diminui o impacto ambiental? Nós explicaremos.
 
Esse gerenciamento estabelecerá quais resíduos e materiais serão utilizados desde o primeiro até o último dia de edificação. Isso impede que grandes desperdícios ocorram, resultando, assim, em um menor impacto social.
 
Essa ação também permite uma diminuição de gastos, afinal, materiais extras desnecessários não serão comprados.

4. Aposte na tecnologia

Atualmente, existem inúmeros softwares que podem colaborar — e muito — na redução de impactos ambientais dentro da construção civil. Essas novas tecnologias permitem um plano bem detalhado de todo o processo.
 
Assim como o gerenciamento, os softwares calculam quais materiais serão precisos, evitando, novamente, o desperdício. Além disso, a adesão a essas ferramentas diminui a grande quantidade de papel utilizado nos planejamentos.

5. Diminua o uso de energia elétrica

Vamos supor que uma edificação aconteça todos os dias das 9h às 19h. É desnecessário deixar luzes ou equipamentos acesos enquanto os trabalhos estão desativados, correto?
 
Diminuir o uso de energia elétrica previne os danos ao meio ambiente. Com isso, é possível apostar em meios naturais que podem substituir a energia elétrica, como a luz natural do sol e a entrada de ventilação.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »