25/01/2020 às 14h41min - Atualizada em 25/01/2020 às 14h41min

Barra do Garças desenvolve projeto sustentável do lixo ao luxo

Francis Amorim / Secom - BG
ARAGUAIA NOTÍCIA
Um projeto modelo está transformando materiais recicláveis em interiores e exteriores de fino gosto em Barra do Garças. Coordenado pela Secretaria de Assistência Social, o projeto “Do Lixo ao Luxo’, é um exemplo de que tudo pode ser reaproveitado desde que se use a criatividade. O meio ambiente agradece, pois, tudo iria para o lixo e demoraria milhões de anos para ser absorvido pela natureza.

Lançado em 2019 pela secretária de Assistência Social, Ida Madalena, o projeto é desenvolvido pelo programa Oficina Construir, localizado no bairro São João. Lá, uma equipe de servidores da Secretaria usa todo o seu talento para transformar garrafas pet em enfeites de natal, garrafas de cervejas em peças de decoração, tapinhas de garrafas em tapetes ou jogos de diversão, cartelas de ovos em peças finas (rosas), e cadeirinhas que iam para o lixo, em peças restauradas com desenhos educativos.

“Tudo que ia para o lixo é reaproveitado. Trabalhamos em oito pessoas para transformar esses objetos descartáveis em algo útil, que possa ser reutilizado em vários ambientes, desde a decoração dos eventos promovidos pelo município ou até mesmo a sua casa”, disse a coordenadora do projeto, Telma Carneiro Marques.

Segundo a servidora pública Ciganinha, somente em dezembro foram confeccionadas mais de 300 peças. “As bolas de Natal que decoraram as praças de Barra do Garças no final do ano, é resultado desse trabalho. Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Educação, a Assistência Social mobilizou a equipe e confeccionamos as lindas peças que deram um colorido especial à cidade”, disse.

Para a secretária Ida Madalena, o projeto “Do Lixo ao Luxo’ mostra que, quando se querer fazer algo de útil à natureza, é possível. “Essa equipe trabalha com amor e dedicação. Reaproveita tudo aquilo que tinha como destino o aterro sanitário da cidade. O que é inservível para uma pessoa, é de grande utilidade para ser transformado em arte”, disse a secretária, mostrando duas peças confeccionadas a partir de uma garrafa de cerveja long neck.

O projeto é inédito em Mato Grosso e, devido ao sucesso alcançado, ganhou até slogan: ‘Para todo fim um recomeço’, simbolizando que nem tudo está perdido, ao contrário, recupera-se e transforma-se em algo melhor.

A equipe

O projeto ‘Do Lixo ao Luxo’ conta com uma talentosa equipe, formada pela coordenadora Telma Carneiro Marques, Ciganinha, Leandro Ferreira dos Santos, Pedro Ivo, Suelma Soares, Deuzeni Carvalho de Oliveira, Oleide Nair Peixoto e Rita Aparecida de Souza. Todos os dias, de segunda a sexta-feira, as integrantes estão na Oficina Construir desenvolvendo a sua arte e colaborando para um mundo melhor para se viver, retirando muitos materiais que iriam colaborar para a poluição do planeta.
Notícias Relacionadas »
Comentários »