Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
26/06/2019 às 16h18min - Atualizada em 26/06/2019 às 16h18min

Prefeitura lança plano de desenvolvimento para impulsionar a economia de Barra do Garças

Iniciativa é um marco de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente pelo município, afirma prefeito Roberto Farias

Francis Amorim / Secom - BG
ARAGUAIA NOTÍCIA
Edevilson Arneiro / Secom-BG


Barra do Garças colocou em prática um plano que promete dar uma nova dinâmica à economia local. O prefeito Roberto Farias, acompanhado por representantes de instituições públicas e privadas assinou, nesta terça-feira (25), o Memorando de Entendimento do Plano de Desenvolvimento Sustentável do município, que reúne os conceitos Produzir, Conservar e Incluir (PCI), responsável pelas metas a serem cumpridas nos próximos 10 anos.



Em solenidade realizada nas dependências do Odara Park Hotel, o plano foi apresentado ao público e parceiros com as prioridades que se pretendem atingir até 2030, entre elas, a recuperação de pastagens com baixa produtividade (degradadas), incentivo à integração do sistema lavoura/pecuária e turismo sustentável com o aproveitamento das potencialidades das áreas rurais.

Desenvolvido pela Prefeitura por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Rural, o memorando assinado nesta terça é resultado de uma ação de mobilização de vários setores da sociedade barra-garcense em busca de uma nova dinâmica para a economia municipal, com ênfase agricultura familiar, como aquicultura, pesca artesanal, produção de mel, fruticultura, produção de leite e exploração turística

Para a elaboração do PCI, o município contou com a participação efetiva da Estratégia Produzir, Conservar e Incluir (Governo do Estado), JBS, Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH) e The Nature Conservancy (TNC). O IDH com o apoio da TCN, foi o responsável pela mobilização local e suporte técnico na definição das metas.
 
Durante o evento, o prefeito Roberto Farias considerou a iniciativa como um marco no desenvolvimento de Barra do Garças. “A cidade vive um momento de prosperidade mesmo com a crise, e esse plano é um marco de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente pelo município. Iniciamos agora um processo de incremento sustentável, onde podemos sonhar, acreditar e realizar”, destacou.

“A IDH atua de forma a apoiar a construção da visão estratégica de uso do território por meio de consenso”, observou a diretora executiva da IDH Brasil, Daniela Mariuzzo – organização de fomento holandesa especializada em iniciativas sustentáveis, com atuação em mais de 40 países pelo mundo.  

O ato

Com o auditório do Odara com capacidade esgotada de público, o  ato foi prestigiado por representantes do Governo do Estado, pelos secretários Fabiano Dall Agnol (Indústria, Comércio e Desenvolvimento Rural), Mauro Piauí (Planejamento), Agvailton Alves (Planejamento Urbano e Obras), Carlos Gontijo (Transportes), Mônica Porto (Turismo), Maurício Lucas (Cultura), Patrícia Saraiva (Administração), Lúcio Violin (Urbanismo e Paisagismo), Paulo Henrique Borges (Pesca e Aquicultura), Ida Madalena (Assistência Social) e George Maia (Gabinete), os vereadores Dr. Joãozinho (presidente da Câmara), Dr. Neto, Celson Sousa, Francisco Garrincha, Alex Matos, Cléber Fabiano, Gustavo Nolasco e entidades parceiras.
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90