03/12/2018 às 16h33min - Atualizada em 03/12/2018 às 16h33min

Kit de ferramentas para o carro: o que não pode faltar na viagem de fim de ano

Araguaia Notícia
A viagem de fim de ano é um momento sempre muito aguardado. Afinal, é o período em que se reúne a família e os amigos para descansar e comemorar a chegada do ano-novo. No entanto, quem pega o carro e segue pelas estradas brasileiras precisa ficar bem atento para evitar que um simples defeito no veículo comprometa todo o planejamento da viagem.
 
Obviamente, fazer uma revisão no veículo antes de seguir a um novo destino é indispensável. Assim, pneus, rodas, alinhamento da suspensão, balanceamento, sistema elétrico e sistema de limpeza dos vidros devem, obrigatoriamente, estar em ordem. Mas como todo mundo sabe, imprevistos podem acontecer durante o percurso, e contar com um kit de ferramentas pode salvar sua viagem!
 
O que levar na caixa de ferramentas do carro? Confira!
 

Chave de fenda e alicates. Pode parecer óbvio, mas a ausência desses itens pode atrasar a chegada ao destino desejado caso alguma peça do motor precise ser apertada, por exemplo. Não tenha dúvidas: inclua esses acessórios em sua caixa de ferramentas. 

Jogo de chave torx. Como os parafusos do tipo torx são muito comuns em automóveis (vale consultar o manual do seu veículo para se certificar), contar com chaves compatíveis é muito importante na hora de solucionar problemas. 

Chave fixa e chave inglesa. O modelo de ferramenta fixa, também conhecido como chave de boca, é perfeito para desapertar porcas, sendo indicado ter unidades que apresentem diferentes milímetros. Já a chave inglesa é capaz de facilitar o torque em parafusos e porcas. É sempre bom contar com esses itens em sua caixa de ferramenta. 

Lanterna. Esse acessório é tão fundamental quanto qualquer outro. Embora as lanternas embutidas nos smartphones sejam usadas frequentemente, ter uma disponível e carregada no kit de ferramentas é a sugestão ideal, especialmente, caso o veículo precise ser analisado durante a noite. 

Cabo auxiliar para baterias. O famoso cabo chupeta para bateria é muito importante para os casos em que a bateria descarrega. Por meio desse acessório, é possível devolver a carga da bateria do veículo por intermédio de outro automóvel. 

Kit reparo para pneus. Entre as ferramentas necessárias, contar com um kit especial para o reparo de pneus é muito importante em um caso emergencial, como um furo no pneu, por exemplo. A dica aqui é bastante simples: não saia de casa sem ele. 

Vale destacar, por fim, que além de montar um kit de ferramentas para uma eventual emergência, outros itens são obrigatórios e exigidos por lei, como um estepe em ótimas condições, uma chave de roda para a troca de pneus, um macaco, um triângulo e outros acessórios. Por isso, não negligencie sua segurança: ao planejar sua viagem, faça uma revisão do seu veículo e providencie uma caixa de ferramentas completa.
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Com UTIs lotadas, Barra do Garças deve ou não aderir lockdown? 3 pacientes aguardam vagas

75.1%
23.6%
1.3%