Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
01/11/2018 às 11h03min - Atualizada em 01/11/2018 às 11h03min

Morre Florêncio Sanches, um homem cujo sorriso será sempre lembrado

Florêncio morreu aos 80 anos e está sendo velado na Igreja Assembleia de Deus de Pontal do Araguaia e o sepultamento será sexta-feira (02/11) no cemitério de Pontal. Um homem que nunca esmoreceu e levou a vida com alegria mesmo nos momentos dificeis.

Ronaldo Couto
Araguaia Notícia
Família / Facebook
Hoje é dia muito triste para nós aqui na redação do site Araguaia Notícia de Barra do Garças perdemos um grande companheiro. Faleceu por volta das 5h15 de quinta-feira (01/11) no Pronto Socorro de Barra do Garças, o aposentado Florêncio Sanches aos 80 anos, sogro do jornalista Ronaldo Couto.

Um homem de origem simples criado no campo mas com um sorriso cativante que jamais será esquecido. Florêncio entrou na minha vida em 1992 quando conheci sua filha, a minha esposa Márcia Couto. Sua forma generosa de tratar as pessoas logo me conquistou também.

E com este senhor simpático aprendi valorizar a vida e respeitar mais ainda o camponês. Uma história de superação e determinação onde criou a família com seis filhos (Dalete, Ernando, Márcio, Rappa Eventos, Márcia Couto e Usiel), a maioria reside hoje em Barra do Garças.  Quando a gente se conheceu eu fui até a fazenda onde ele estava trabalhando e lá vi de perto a importância do serviço de quem trabalha no campo: que planta, colhe e cuida do gado e prepara a nossa comida.

Florêncio nasceu em Mato Grosso do Sul na linda cidade de Bonito no dia 13 de janeiro de 1938. Criado no campo, ele também trabalhou na cidade como tabelião de cartório.

Lá em Bonito moram os seus irmãos que estão todos pesarosos pela morte dele. Eu tive a oportunidade de conhecer essa linda cidade por três vezes e numa delas participei de uma festa histórica debaixo de uma gigantesca figueira de mais de 100 anos.

Conversar com o Sr Florêncio sempre foi muito bom. Ouvir as suas histórias e aprender com a sua experiência. São muitos fatos e alguns estão aqui na minha memória e merecem ser relembrados aqui mesmo neste momento de muita dor.  

Foi bom demais. Em nossas viagens, Florêncio e eu dividimos várias gaitadas. Rimos das mesmas coisas. Foi assim quando abraçamos uma abobora gigante na cidade de São Gabriel do Oeste onde ele morou por algum tempo.
Visitamos a cidade de Campo Grande onde ele também tem parentes e amigos. Fizemos o caminho para Bonito e lá conhecemos a origem da família Sanches.

Todo final de tarde ou fim de semana ir no Pontal do Araguaia se tornou algo maravilhoso para nós porque tínhamos a oportunidade de ouvi-lo e a certeza de boas histórias. Nem mesmo nos últimos anos, já doente em função do câncer de próstata e de uma obstrução no intestino, o Sr Florêncio perdeu a alegria. Ele continuou firme sem reclamar e enfrentou todas as dificuldades.

Sua família acompanhou tudo de perto e auxiliou em todos os momentos. Sua esposa e companheira, Liberalina Benites Sanches, com quem comemorou as Bodas de Ouro de 50 anos de matrimonio e permaneceu firme ao seu lado até mesmo na sua ultima viagem a Cuiabá em busca de tratamento.

Viagens... ah as viagens. Foram muitas para Cuiabá em busca de tratamento. Ele nunca esmoreceu. Ele nunca reclamou. Internações e cirurgias foram dezenas. Lembro que em 2012 ele ficou internado por 23 dias no Pronto Socorro e passou nove dias na UTI e saiu de lá firme e voltou a estudar.

Isso mesmo com 78 anos ele voltou a estudar e ainda fez a prova do Enem por três oportunidades. Realmente um homem diferente cuja fé se inabalável. Ele sempre dizia que estava curado e que estava bem porque Deus nunca o desamparou e morreu com este pensamento. Crente em sua fé. Ele participou ativamente de todos os cultos da igreja Assembleia de Deus no município de Pontal do Araguaia até que o seu corpo começou a enfraquecer. Tornou-se admirado pelos irmãos e pastores que passaram pela igreja de Pontal e da sede. Amigo do pastor Osmar Noronha ainda da cidade de Querência.

São muitas histórias e fatos que dariam para fazer um crônica mais extensa e significativa. Ensinamentos que servem para todos nós refletirmos e aprender a valorizar cada minuto de nossas vidas.

Gratidão. Sermos gratos pela vida e por cada momento aqui na terra. E saber que a gente pode sim conquistar os nossos objetivos e sermos felizes na simplicidade porque a felicidade está mesmo nas pequenas coisas. Murmurar ou lamentar de alguma coisa não vai adiantar. Aprendi com Sr Florêncio que é mais importante agradecer e ser grato por tudo.

Descanse em paz, sogro. Você foi um guerreiro, você foi um homem que viveu e semeou a boa fé!!!












Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90