Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
15/08/2018 às 06h40min - Atualizada em 15/08/2018 às 06h40min

Artesã do Paraná faz sucesso restaurando imagens sacras em Vila Rica

Rafael Trindade Acesse o Blog / Rádio Eldorado
Araguaia Notícia

O talento de uma moradora de Vila Rica, Região Nordeste de Mato Grosso, tem ganhado cada vez mais destaque com o belo trabalho de restauração de imagens sacras.

Solange Santos Rocha Borges é natural de Apucarana, no Paraná, e há 30 anos descobriu o amor pela arte e começou restaurar as primeiras imagens ainda em seu estado de origem, mais precisamente na cidade de Arapuã, onde residiu por muitos anos.

Morando em Vila Rica desde 2007, Solange contou com grande incentivo dos Missionários Pe. Sidney Martins, Pe. André Ricardo e Pe. Gercé Borges, que a incentivaram a continuar com o trabalho de restauração. Os religiosos pediram para que a artista restaurasse imagens da Paróquia São Pedro Apóstolo de Vila Rica.

Em conversa com a reportagem da Rádio Eldorado FM, Solange destaca que o trabalho de restauração de imagens é um trabalho delicado e que requer bastante dedicação. A característica mais marcante das peças sacras é o tipo de pintura, para criar a aparência de envelhecida. Esta inclusive é a parte mais trabalhosa, pois requer muita atenção devido à riqueza de detalhes nas imagens.

“Eu gosto muito de restaurar essas imagens, inclusive eu trabalho em forma de oração, não me sinto sozinha, costumo quando vou restaurar, pesquisar sobre a vida de cada santo e qual foi sua história. Faço com muito amor, exige muita dedicação. Hoje me sinto muito feliz com o reconhecimento do meu trabalho”, destaca Solange.

Além da pintura, algumas imagens chegam quebradas, e exigem muita técnica para que sejam restauradas para que fique o mais próximo possível do original.

Reconhecida em toda a região, desde que começou seus trabalhos em Vila Rica, Solange já restaurou imagens para praticamente todas as comunidades que compõe a Paróquia São Pedro Apóstolo. A restauradora também já recebeu imagens vindas de outras cidades da Região Araguaia como Alto Boa Vista, Ribeirão Cascalheira e Água Boa, e até de outros estados como Goiás e Tocantins.

Hoje além das restaurações de imagens, a artista realiza trabalhos artesanais confeccionando lembrancinhas em gesso para casamentos, aniversários e vários outros tipos de eventos.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90