30/11/2017 às 12h55min - Atualizada em 30/11/2017 às 12h55min

Espetáculo infantil faz apresentação especial com linguagem de sinais em Barra do Garças

‘Aventuras do Mundo Encanado’ busca democratizar a cultura e conscientizar a população através das aventuras da onça-pintada Juma

Ana Paula Rodrigues
O espetáculo “Aventuras do Mundo Encanado” realiza no dia 06 de dezembro uma apresentação especial gratuita no Anfiteatro Fernando Peres de Farias, em Barra do Garças, no Mato Grosso. Toda a peça infantil será traduzida simultaneamente para a linguagem de libras, democratizando ainda mais a cultura, um dos pilares do projeto, viabilizado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet, com produção da 3 Apitos Cultura, patrocínio da Nascentes do Xingu e apoio do Instituto Equipav.

“Queremos levar cultura e informação para aqueles que não têm acesso criando plataformas que todos possam se conscientizar do papel importante que têm dentro do ecossistema e na sua preservação, focos do roteiro, e, com isso, modificar suas atitudes diárias e torná-los mais responsáveis”, explica Paulo Pontes, produtor da 3 Apitos Cultura.

Além de Barra do Garças, o espetáculo roda outras cidades do estado, como  Poconé, Campo Verde, Pedra Preta, Sinop, Diamantino, Guarantã do Norte, Peixoto de Azevedo e Sorriso, totalizando 60 apresentações. Para consultar toda a agenda, acesse www.teatronaescola.com.br.

Este ano, “Aventuras no Mundo Encanado” traz texto inédito e um novo protagonista. Por meio de uma abordagem lúdica, o espetáculo contará uma história que terá como protagonista uma onça-pintada e também as características geográficas da região, contextualizando para as problemáticas enfrentadas no dia a dia.

O espetáculo desenvolve-se com o lendário Minhocão do Pari está muito mal por causa da população que destrói o Rio Cuiabá, no Mato Grosso, e só quem pode ajuda-lo é Juma: uma onça-pintada com poderes de conscientizar as pessoas sobre o cuidado com a natureza. Junto com seus amigos, Juma viaja o Mundo Encanado enfrentando os maus hábitos, e ensinando as crianças à fazer sua parte para conservar a água e proteger o meio ambiente.

 O diretor-executivo da Nascentes do Xingu, Diego Dal Magro, ressalta a importância do projeto para sensibilizar e orientar as novas gerações para adoção de comportamentos e atitudes responsáveis com o meio ambiente.

“Temos o compromisso de contribuir para a saúde e qualidade de vida da população, tanto com investimentos em nossos serviços quanto pelo estímulo a hábitos ambientais sustentáveis. Por isso, investimos constantemente em programas e projetos sociais que incentivam a educação ambiental junto à comunidade, mostrando a importância do tratamento da água, da coleta e tratamento do esgoto e a preservação dos recursos naturais. Unir lazer e conhecimento é a melhor maneira de chamar a atenção das crianças e jovens para estes temas tão importantes”, destaca o diretor.

Além das cidades de Mato Grosso, a peça passa por 9 cidades de outros cinco estados (Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Maranhão e Pará), somando 160 apresentações gratuitas em teatros, praças e escolas. Está é a quinta edição do projeto. De 2013 a 2016, o espetáculo “Aventuras do Mundo Encanado” realizou 518 apresentações gratuitas pela Lei Rouanet e impactou diretamente cerca de  115 mil crianças.


Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a empresa de Água continuar com serviço irregular, o que deve ser feito pelo prefeito? Deixê a sua opinião internauta

1.7%
5.1%
18.9%
74.4%