Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
29/11/2017 às 16h32min - Atualizada em 29/11/2017 às 16h32min

Após ser absolvido, ex-delegado acusado de matar missionário espanhol em 1987 passa por novo júri popular

G1 MT
Acusado de matar o missionário espanhol Vicente Cañas em 1987, o delegado aposentado Ronaldo Antônio Osmar deve passar por um novo júri popular depois de ser absolvido do crime em 2006. À época, Ronaldo foi considerado inocente por seis votos a um. Em 2015, entretanto, após recurso do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça determinou o segundo julgamento que acontece nesta quarta-feira (29).

Vicente Cañas, missionário jesuíta, vivia com os índios Enawenê Nawê quando foi morto, em abril de 1987, aos 46 anos de idade. O corpo do missionário foi encontrado em avançado estado de decomposição no dia 16 de maio, à beira do Rio Juína, a 737 km de Cuiabá.

À época, a perícia apontou sinais de violência na habitação em que o jesuíta morava e sinais de golpes de porrete e de uma peixeira no corpo dele.

Na época do crime, a investigação apontou uma trama entre o delegado aposentado e os fazendeiros da região, que tinham interesse nas terras indígenas. Vicente lutava contra as invasões. As provas de acusação apontaram que o acusado acordou a morte do missionário com oito homens.

O missionário viveu cerca de 10 anos com os índios em aldeia (Foto: Arquivo Cimi/Divulgação)

O missionário viveu cerca de 10 anos com os índios em aldeia (Foto: Arquivo Cimi/Divulgação)



O delegado, que na ocasião comanda a Polícia Civil de Juína, a 737 km de Cuiabá, assumiu a investigação do assassinato. O inquérito chegou a apontar a responsabilidade da morte do missionário aos indígenas.

O missionário tinha dez anos de convivência com os índios quando foi morto. Era considerado um deles e tinha o nome indígena de Kwixi.

Em 2006, o acusado foi julgado e considerado inocente. A Justiça, no entanto, indicou a invalidade do primeiro julgamento por não considerar provas substanciais apuradas durante o processo. Ronaldo responde por homidício duplamente qualificado.

O corpo do missionário foi enterrado na aldeia indígena (Foto: Arquivo Cimi/Divulgação)

O corpo do missionário foi enterrado na aldeia indígena (Foto: Arquivo Cimi/Divulgação)

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »