03/11/2017 às 06h39min - Atualizada em 03/11/2017 às 06h39min

Grupo de pescadores recolhe 4 toneladas de lixo do rio Sete de Setembro

Araguaia Notícia
Jornal O Pioneiro
Um grupo de pescadores que se denominou Guardiões do Rio Sete de Setembro, promoveu uma grande ação de limpeza do rio no último sábado, 28. Ao todo, oito embarcações com mais de 25 pessoas passou a manhã toda recolhendo lixo das margens do rio dos dois lados da ponte próximo do Garapú.

Entre o lixo recolhido, tinha latinha de cerveja, garrafa de pinga, plástico, tambores, roupas, lonas, papeis e outros. Perto do meio dia, foram recolhidos um caminhão cheio de lixo, totalizando aproximadamente 4 toneladas.

A ação só foi possível pelo empenho de voluntários e apoio de empresários e instituições que doaram combustível e alimentação, além da Prefeitura Municipal que cedeu o caminhão para transporte. Os patrocinadores foram o Supermercado Economia, Chimarrão Auto Posto, Baiano da Casa Nelore, Auto Posto Nogueira, Muller Supermercado, Instituto Socioambiental e Prefeitura Municipal.

A iniciativa, realizada pela primeira vez, visa tanto deixar o rio limpo, quanto conscientizar a população a não jogar lixo no local durante as pescarias e momentos de lazer. Já ficou acordado para o próximo ano, que a iniciativa será realizada na semana seguinte ao início do período de piracema. Além do rio Sete de Setembro, pretende-se estender o recolhimento em outros rios, agregando mais voluntários. O rio Sete de Setembro forma o Xingu junto com o Culuene e parte desse lixo, durante as cheias, vai parar no Parque Indígena do Xingu.

Após o prazeroso serviço, todos participaram de um saboroso churrasco na residência do senhor Romalino Ferreira.
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Com UTIs lotadas, Barra do Garças deve ou não aderir lockdown? 3 pacientes aguardam vagas

74.3%
24.3%
1.4%