Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
22/10/2017 às 17h56min - Atualizada em 22/10/2017 às 17h56min

Hidroponia, a nova aposta para melhorar a produção de hortaliças na região Araguaia

Jeisi Mara Rasia
Hidroponia é basicamente um sistema protegido de cultivo de plantas sem o uso do solo, usando-se uma solução nutritiva com todos os elementos minerais diluídos em água de que a planta necessita para o seu desenvolvimento. Com diferentes tipos desse sistema podem-se produzir hortaliças, frutas, cereais, plantas medicinais e flores.

Muitas cidades da região tem se destacado na produção e comercialização de hortaliças em sistemas de cultivo hidropônico. Algumas como Água Boa, Nova Xavantina e Confresa podem ser citadas.

Sistema NFT (“nutrient film technique”) ou técnica do fluxo laminar de nutrientes, sistema DFT (“deep film technique”) ou cultivo na água ou “floating”, e sistema com substratos, são os mais utilizados.

Esses sistemas geralmente são constituídos de um conjunto hidráulico que possuem reservatórios ou tanques de soluções, que vão depender do numero de plantas produzidas, e moto-bomba e encanamentos, que são responsáveis pela circulação da solução nutritiva pelas bancadas de sustentação dos canais de cultivo, canais estes que podem ser com filme de polietileno, com telhas de amianto, tubos de PVC, tubos de polipropileno, e também as piscinas do sistema floating.

Em Água Boa encontramos dois tipos de cultivo hidropônico que se destacam, um é o sistema NFT, composto por tubos de polipropileno onde circula a solução nutritiva e alimenta as plantas cultivadas, nesses sistemas preferencialmente cultiva-se alfaces, coentro, salsa, entre outros. Um produtor que utiliza esse sistema a mais de cinco anos é o Senhor Luis Fabio Faoro, que comercializa sua produção diretamente na cidade.

Já com o sistema floating, o pioneiro na cidade é o senhor Juarez Antonio Cadore, que junto com sua família, a mais de 14 anos trabalham com esta forma de cultivo e que também auxiliou outros produtores a levarem esta tecnologia param mais cidades da região, como Nova Xavantina e também mais recentemente a Confresa.

A hidroponia apesar do alto investimento inicial, maiores custos em eletricidade e de maior conhecimento técnico, permite vantagens como o maior ganho de massa vegetal, uniformidade e precocidade das hortaliças.

*Jeisi Mara Rasia é acadêmica de agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Confresa

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »