Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
12/07/2017 às 14h56min - Atualizada em 12/07/2017 às 14h56min

Piraíba de 140 quilos é o maior peixe de água doce fisgado pelo Terra da Gente

G1 MT
A jornada de pescarias do Terra da Gente teve um ano marcante: 2009. Em sete dias de sol escaldante navegando pelo rio Araguaia, Eduardo Sozo conseguiu fisgar a maior espécie de peixe da América do Sul. Após mais de uma hora de luta e esforço, o repórter tirou da água uma piraíba fêmea de 2,18 metros de comprimento, com cerca de 140 quilos e idade estimada em 40 anos.

A piraíba pode atingir três metros de comprimento e pesar até 200 quilos. Conhecido como tubarão do rio pela semelhança de tamanho, formato do corpo, nadadeiras e cor da pele, o peixe é raramente encontrado, pois sofre com a pesca predatória. Além disso, é um peixe migratório, o que dificulta ainda mais a busca.

O maior e mais desejado troféu dos pescadores esportivos atrai a cada ano cerca de 18 mil pescadores para o trecho do rio Araguaia, entre Aruanã e Luiz Alves.

A briga entre o repórter e o gigante do rio durou mais de uma hora. Foram necessárias três pessoas para segurar o reforçado equipamento de pesca. Mesmo com linhas de um milímetro de espessura e anzol 10/0, o barco foi arrastado por aproximadamente dois quilômetros até que o peixe fosse embarcado.

Para o repórter, o momento de devolver a piraíba ao rio foi de festa e reflexão. “É nessas horas que percebemos ainda mais a nossa responsabilidade na conservação de recursos naturais tão preciosos”, diz Sozo.

Ainda hoje, o feito é o recorde do programa, quando se trata do maior peixe de água doce fisgado pelas equipes de jornalismo da EPTV.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90