Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
03/07/2017 às 22h36min - Atualizada em 03/07/2017 às 22h36min

Homem do assobio morre aos 85 anos em Barra do Garças

A cidade perder mais um dos seus pioneiros. Ele foi criado no campo e depois se tornou corretor e trabalhou por vários anos em Barra do Garças

Ronaldo Couto / Araguaia Notícia
Ele nasceu praticamente no campo e se mudou ainda jovem para cidade, mas sem abandonar os hábitos que aprendeu ainda no mato, como por exemplo, assobiar. E foi assim que o pioneiro Sebastião José do Couto, 85 anos, conhecido como Xanga passar a ser chamado o homem do assobio pela cidade. Outra marca dele era sempre a descontração e sua alegria cativante até mesmo nos últimos dias devido a um problema de saúde.

Na simplicidade, ele conquistou milhares de amigos que na segunda-feira (3/7) foram até a Casa de Velório para se despedirem dele. No papel, Xanga tinha 85 anos, mas conta à família que a idade dele era de 95 anos. Acontece que no passado, era comum deixar as crianças para serem registradas depois e assim aconteceu com o homem do assobio de Barra do Garças.

Sua alegria sempre contagiou as pessoas e ele se tornou uma figura marcante nas ruas da cidade e no projeto dos idosos (Melhor Idade) da prefeitura de Barra do Garças. Adorava um forró e sempre participava. Quis o destino que Xanga morresse no mesmo dia que nasceu: 2 de julho, quando no papel, completou 85 anos. As filhas contam que ele estava bastante debilitado em função de problemas de saúde.

O homem do assobio nasceu na cidade de Jataí-GO e casou ainda jovem com Maria Francisca, 78 anos, e tiveram sete filhos: Zilmar; Zilberto; Zaroberto; Dalquiria; Dalvina; e Sebastião Filho. Católico fervoroso, ele era dizimista na Paróquia Santo Antônio, tanto é, que o padre Clemente esteve no velório deixando uma mensagem para os familiares sobre o pioneiro.

Os filhos contam que Xanga começou a assobiar ainda quando era garoto. “Nó campo era comum as pessoas fazerem isso porque ficavam muito tempo sozinhas no mato trabalhando e ele adquiriu essa mania que se tornou uma marca dele pela cidade”, conta uma das filhas.

Descanse em paz, Xanga!!!
 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »