Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
18/05/2017 às 20h53min - Atualizada em 18/05/2017 às 20h53min

Luta antimanicomial é lembrada na região do Araguaia

Ronaldo Couto / Araguaia Notícia


Uma caminhada na quinta-feira (18/5) no município de Aragarças-GO, divisa com Mato Grosso, marcou o Dia Nacional da Luta Antimanicomial por condições melhores no tratamento de pacientes com transtornos mentais. A passeata contou com a participação de acadêmicos do curso de Psicologia da Faculdade Univar, da UFMT e profissionais da Saúde. Acompanhe a reportagem da Tv Band de Barra do Garças (logo abaixo).

O Movimento da Luta Antimanicomial nasceu em 1987 com Encontro Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental, em Baurú-SP. Com o lema “por uma sociedade sem manicômios”. Denunciavam-se abusos e violação de direitos humanos sofridos pelos usuários da saúde mental dentro dos manicômios. Lutava-se pelo fim desse tipo de tratamento e pela instalação de serviços alternativos.

Uma das conquistas desse movimento foi a Lei 10.216/2001, que determina o fechamento progressivo dos hospitais psiquiátricos e a instalação de serviços substitutivos.
 
Desde então, o Brasil tem fechado leitos psiquiátricos e aberto serviços substitutivos: os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), as Residências Terapêuticas, Programas de Redução de Danos, Centros de Convivências e as Oficinas de Geração de Renda. que abrir mão de seu lugar de cidadãos.
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90