Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
09/12/2012 às 17h22min - Atualizada em 09/12/2012 às 17h22min

Exposição sobre cultura de Mato Grosso está em Barra

Olhar Direto
Araguaia Notícia

A exposição sobre a cultura de Mato Grosso (Expolmat) organizada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está em exibição em Barra do Garças até o dia 22 de dezembro, no campus da UFMT saída para Cuiabá. A amostra teve início durante a Semana Cientifica e tem entrada franca com objetivo de possibilitar o acesso de estudantes e curiosos que queiram conhecer um pouco mai sobre as histórias, costumes, hábitos e crenças do povo mato-grossense.

A Expolmat é resultado de três mês de trabalho e oito de pesquisa de alunos e professores em nove acervos culturais situados em Cuiabá. Toda pesquisa foi subsidiada pelo Codex com recursos do Ministério da Educação e Cultura (MEC).
A vice-coordenadora da Expolmat, Thereza Martha Borges Presoti, esteve na abertura da exposição em Barra do Garças e destacou a importância desse trabalho para a sociedade do estado. “Nosso estado tem uma cultura muito rica e que vale a pena ser documentada. Nós chamamos de patrimônio imaterial porque também inclui também lendas e crenças populares e dos índios”, frisou.

Um dos exemplos de que Mato Grosso vai longe com relação a sua cultura é a viola de cocho que já é conhecida no mundo. Os visitantes da exposição terão oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a Festa de São Benedito na igreja de Nossa Senhora do Rosário em Cuiabá; Festança de Vila Bela de Santíssima Trindade; Cavalhada de Poconé e Festa de Sant’ana de Chapada dos Guimarães. Os ritos milenares dos índios como funeral bororo e a corrida de tora de buriti xavante.

As formas de expressão como siriri, cururu, dança do congo, dança dos mascarados em Poconé, mito do minhocão no pantanal mato-grossense e as práticas do guaraná ralado e da confecção da viola de cocho.
As visitas da exposição estão acontecendo no campus da UFMT em Barra do Garças nos períodos de manhã, à tarde e a noite. A entrada é franca. Os diretores e coordenadores de escolas públicas e estaduais estão sendo orientados a agendar a visitar coletiva. 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90