Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
14/05/2017 às 16h40min - Atualizada em 14/05/2017 às 16h40min

Parabéns Vila Rica pelos 31 anos de Emancipação Política

Eldorado.fm
Vila Rica-MT completa neste sábado (13), 31 anos de Emancipação Política. Conheça um pouco da história de um dos mais promissores municípios do Estado de Mato Grosso.Vila Rica localiza-se ao nordeste do Mato Grosso e foi fundada em 1978 pelo Sr. Rubens Rezende Peres, que veio para a região com a colonizadora Vila Rica. 

O Fundador, como proprietário de uma grande área, resolveu edificar no local, assentamento de pequenos colonos. Assim sendo, dividiu-se a terra colocou á venda juntamente com o Incra e Banco do Brasil, em sistema de colonização, e em decorrência de qualidade e fertilidade do solo, teve grande aceitação. 

Os primeiro habitantes de Vila Rica vieram de Minas Gerais (daí o nome de Vila Rica) seguidos por colonos de Goiás, Paraná Santa Catarina, Rio Grande do Sul e em proporção menor de outros Estados. 

A sede do Município possui um traço planejado que lhe dá o formato de um sino, e foi feita pelo paisagista suíço Dr. Roberto Khuno. É dividida em dois setores: Setor Sul e Norte, sendo margeada pela BR 158. 

Sua emancipação política deu-se no dia 13 de maio de 1.986 – Lei 5001/86 

A sorte histórica do Rio Araguaia sempre foi o fator determinante para os povoadores de Vila Rica. As praias e barrancos do Araguaia foram testemunhas de inúmeras incursões que foram realizadas à região em busca da célebre Minas dos Martírios, a partir do século XVIII.

O povo tapirapé que habitou imemoriavelmente a região foi remanejado para municípios vizinhos, para áreas indígenas especialmente reservadas. 

Os tapirapé, desiludidos com a miscigenação cultural e racial, sem perspectivas de vida futura, iniciaram processo de auto-dizimação. O primeiro passo foi a eliminação de crianças recém-nascidas. No entanto, a pronta interferência de religiosas não permitiu que se concretizasse o desejo coletivo de auto-extinção. Ainda restam tapirapés. 

No início de sua povoação, a localidade de Vila Rica recebeu forte fluxo migratório de Goiás, Minas Gerais e Estados do Nordeste. 

Fator determinante foi o reflexo da colonização de Nova Xavantina, com o assentamento de colonos da Fundação Brasil Central. O efeito colonizador não foi o esperado. A grande maioria das famílias espalharam-se por terras do leste e nordeste mato-grossense, dentre as quais Vila Rica. 

A Lei n.º 4.381, de 12 de novembro de 1.981, criou o distrito de Vila Rica, com território jurisdicionado ao município de Santa Terezinha. 

A Lei Estadual n.º 5.001, de 13 de maio de 1.986, de autoria da bancada do PDS e PMDB, criou município: 

"Artigo n.º 1 – Fica criado o município de Vila Rica, com território desmembrado do município de Santa Terezinha. 
Artigo n.º 2 – O município ora criado, é composto somente de um distrito, o de Sede. 
Parágrafo Único – O município ora criado somente será instalado com a eleição e posse de prefeito, vice-prefeito e vereadores, de conformidade com a Legislação Federal." 

A instalação oficial deu-se no dia 1º de janeiro de 1987. Nesta ocasião tomou posse o primeiro prefeito municipal, Sr. João Rosa do Carmo, vice prefeito e vereadores, eleitos no dia 15 de novembro do ano anterior. 

A construção da BR-158, facilitou sobremaneira o acesso ao lugar, favorecendo o estabelecimento de inúmeras empresas agropecuárias na região.
 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »