08/03/2017 às 13h30min - Atualizada em 08/03/2017 às 13h30min

Secretaria da Agricultura e Emprapa reiniciam pesquisa da pesca artesanal no rio Araguaia

Folha do Bico
A Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) juntamente com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) reiniciam nesta semana, dias 08 e 09, as pesquisas e diagnóstico do projeto Pesca e Aquicultura, intitulado de “Conhecimento e Adaptação Tecnológica da Pesca para o desenvolvimento sustentável da pesca artesanal do rio Araguaia, no Tocantins”.

As ações também englobam todos os municípios do Bico do Papagaio que são banhados pelo rio.

O projeto de pesquisa iniciado em 2016 tem duração de três anos. No ano passado foram visitados 14 municípios às margens do rio Araguaia, em várias regiões do estado, incluindo 11 colônias de pescadores e três comunidades indígenas. As visitas tiveram como objetivo levantar dados referentes aos petrechos de pesca, embarcações, modo de conservação, locais de pesca e espécie capturadas. Na ocasião foi realizado um diagnóstico da cadeia produtiva da pesca, onde foram levantados os principais elos da cadeia e os gargalos existentes da cadeia produtiva da pesca.

De acordo com o gerente de pesca da Seagro, Thiago Tardivo, a visita técnica tem como objetivo levantar dados de custo de produção da pesca artesanal e receitas obtidas pelos pescadores. “A intenção também é acompanhar a pesca com rede de emalhe, principal apetrecho utilizado na pesca artesanal e, realizar atividade de intervenção tecnológica”, disse.

O Gerente explica ainda que, é de fundamental importância o levantamento dos custos receitas provenientes da pesca artesanal. “Precisamos saber até que ponto a pesca artesanal é uma atividade economicamente viável e buscar alternativas de renda para que os pescadores consigam ter uma vida digna e com mais opções de renda”, complementou.
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Com UTIs lotadas, Barra do Garças deve ou não aderir lockdown? 3 pacientes aguardam vagas

75.1%
23.6%
1.3%