Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
21/11/2016 às 16h04min - Atualizada em 21/11/2016 às 16h04min

Barra terá mostra de cinema xavante com lançamento do filme 'O aprendiz de curador' dia 30/11

Maíra T. Ribeiro / Assessoria
Reprodução Cenas do filme Aprendiz de curador

A Mostra de Cinema Xavante tem o objetivo de promover e divulgar a produção audiovisual Xavante feita pelo ou sobre o povo Xavante em quatro dias de reflexão, formação e debates. Trata-se de uma iniciativa pioneira de promoção e reflexão sobre a produção audiovisual Xavante.

Na programação, haverá Mostra Escolar durante o dia e sessões de filmes indígenas seguidos de debate no período noturno. As sessões são gratuitas e ocorrerão às 19 horas nos dias 30 de novembro, 01 e 02 de dezembro no auditório do Sintep de Barra do Garças, localizado na Rua Goiás, 253, Centro.

Divino Tserewahú, coordenador indígena do projeto explica porque discutir cinema indígena: “A Mostra de Cinema Xavante é uma iniciativa muito importante para o nosso povo Xavante, onde ele pode entender como o cinema indígena trabalha com o registro e a memória. Os jovens que participarão da oficina vão começar a sentir o que é registro, o que é a imagem, o que é cinema”.

Durante a Mostra será exibido seu filme “Daritidzé – Aprendiz de curador”, do qual será debatedor. Além de Divino estão confirmados lideranças e realizadores Xavante nos debates, como o cacique Supto da Aldeia Pimentel Barbosa e cacique José Maria da Aldeia São Marcos. Os debatedores não-indígenas são a cineasta Cristina Flória, o produtor cultural Alexandre Lemos, o professor da UFMT Gilson Costta e o técnico do Instituo Socioambiental Adryan Nascimento.

Um dos filmes que será exibido é Martírio, longa recém-lançado de Vincent Carelli/Vídeo nas Aldeias. O documentário tem sido aclamado por seu importante papel de dar voz e imagem à história e luta do povo Guarani Kaiowá por terra e sobrevivência. Tonico Benites, consultor Guarani Kaiowá do filme, será o debatedor da noite. “Apesar do filme não ser sobre o povo Xavante, ele traz questões centrais e atuais na discussão sobre os povos indígenas, sendo uma oportunidade única para exibir um filme tão importante na região do Araguaia-Xingu” pontuou Maíra Ribeiro, responsável técnica do projeto pela Funai.

Ao longo da Mostra, acontecerá a oficina de produção audiovisual que contará com 18 participantes de sete Terras Indígenas (TI) do povo Xavante. Os participantes indicados já têm contato com o processo de produção audiovisual, seja como responsável pelo registro dos rituais em sua aldeia, seja como parte da equipe de produção de filmes. A oficina será ministrada pelos cineastas Divino Tserewahú e Marica Kuikuro.

O evento surgiu a partir do projeto cultural “Cinema nas Aldeias Xavante: ver,­­ ouvir e debater” realizado pela Funai. Em 2015, o projeto fez exibições de filmes indígenas em 12 aldeias nas TI Parabubure e Ubawawe, além da produção de uma caixa com filmes indígenas distribuída para as escolas xavante.

A Mostra de Cinema Xavante é uma iniciativa da Coordenação Regional Xavante da Fundação Nacional do Índio dentro do Programa de Apoio a Projetos Culturais do Museu do Índio, em parceria com o Núcleo de Produção Digital – NPD/UFMT Araguaia. A Mostra tem o apoio local do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso – Cefapro, Seduc/MT, do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso, Pólo Barra do Garças - Sintep/MT, da Operação Amazônia Nativa - Opan, da Secretaria Municipal de Educação de Barra do Garças/MT e da Assessoria Pedagógica de Barra do Garças – Seduc/MT.

Mais informações: http://cinemaxavante.wixsite.com/mostra2016

PROGRAMAÇÃO

Quarta, 30 de novembro de 2016

Tarde

Oficina de produção audiovisual com participantes indígenas. Local: NPD/UFMT

Noite

Abertura da Mostra de Cinema Xavante

Daritidzé – Aprendiz de curador (Divino Tserewahú, 2003, 35 min)
Xavante: Memória, Cultura e Resistência (Gilson Costa, 2016, 28 min
Dasiwa’ubureze – Nossa Cultura (Cristina Flória e Wagner Pinto, 2014, 50 min)
Debate com realizadores

Local: Sintep

Quinta, 01 de dezembro de 2016

Manhã e tarde:

Oficina de produção audiovisual com participantes indígenas. Local: NPD/UFMT
Sessões de curtas para estudantes do ensino médio. Local: Sintep
Noite:

Exibição de filmes e debate com realizadores

Para onde foram as andorinhas? (Mari Correa, 2016, 22 min)
Uma Casa Uma Vida (Raiz das Imagens, 2013, 24 min)
Mário Jururã – O espírito da floresta (Armando Lacerda, 2009, 01h26min)
Local: Sintep

Sexta, 02 de dezembro de 2016

Manhã e tarde:

Oficina de produção audiovisual com participantes indígenas. Local: NPD/UFMT
Sessões de curtas para estudantes do ensino médio. Local: Sintep
Noite:

Exibição de filmes e debate com realizadores.

Martírio (Vincent Carelli, 2016, 2h40min). Local: SINTEP

Sábado, 03 de dezembro de 2016

Manhã:

Troca de experiências e apresentação de projetos em andamento ou finalizados entre realizadores audiovisuais amadores ou profissionais Xavante e de outros povos e parceiros. Local: NPD/UFMT    

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »