Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
12/09/2016 às 17h52min - Atualizada em 12/09/2016 às 17h52min

Edital que seleciona projetos voltados à cultura popular e tradicional está com inscrições abertas

Midia News

Artistas e produtores culturais de Mato Grosso tem mais uma oportunidade para colocar projetos em prática. A Secretaria de Estado de Cultura lança mais um edital, desta vez, voltado ao segmento da cultura popular e tradicional. As inscrições para o Prêmio Tradições MT seguem até o dia 11 de outubro.

As iniciativas inscritas devem buscar o fortalecimento e a valorização das culturas populares e tradicionais, com ações que promovam a diversidade cultural mato-grossense, fortaleçam saberes e práticas tradicionais, valorizem mestres e mestras e incentivem processos de transmissão de saberes entre as diferentes gerações.

A Secretaria apoiará nove projetos, cada um com incentivo de R$ 50 mil. Eles devem ser voltados ao registro de rituais, danças e arte popular performática, a processos próprios de transmissão oral ou escrita, medicina, alimentação e culinária populares, bem como a revitalização de espaços voltados à manifestação da cultura tradicional, entre outros exemplos.

De acordo com o secretário de Estado de Cultura, Leandro Carvalho, projetos que fortaleçam expressões culturais populares e que contribuam para sua continuidade têm grande chance de serem selecionados.

"O Prêmio Tradições tem o objetivo de identificar e apoiar iniciativas dos povos tradicionais e da cultura popular que envolvam o rico e heterogêneo conjunto de expressões simbólicas, contribuindo para sua continuidade e para a manutenção dinâmica das diferentes identidades culturais no Estado de Mato Grosso", observou.

Para se inscrever, o proponente deverá se cadastrar como “agente” no site Mapas, acessando o link “agente” e preenchendo os seus dados pessoais e profissionais.

Após o cadastramento como “agente”, o proponente deverá acessar o link “projetos, selecionar o edital do Prêmios Tradições e efetuar sua inscrição on-line. O edital completo pode ser acessado pelo site oficial da Secretaria.

Lançamento

Em 2015, nove projetos de diversas cidades do Estado foram aprovados, dentre eles, festas de santo, aplicativo, game e documentários que buscam a manutenção de tradições mato-grossenses. Eles foram idealizados por proponentes da Baixada Cuiabana, Peixoto de Azevedo e Barra do Garças, município este que teve três projetos de documentário realizados e que a propósito, sediará o lançamento do edital 2016.

A cerimônia ocorre no Teatro da Prefeitura, no dia 14, às 19h e conta com a participação da classe artística da região do Araguaia e do secretário de Estado de Cultura, Leandro Carvalho, que apresenta à plateia ainda, outros dois editais que estão com inscrições abertas, o Circula MT e Prêmio Territórios MT. 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90