27/06/2012 às 08h58min - Atualizada em 27/06/2012 às 08h58min

Pesquisa aponta ampla vantagem de Beto Farias em Barra do Garças

A mais nova pesquisa foi registrada no TRE-MT, conforme noticiou Diário de Cuiabá e Hiper Notícias

Hiper Noticias
Hiper Noticias / KGM

 O empresário Roberto Farias (PSD) lidera a pesquisa de intenção de voto para prefeito em Barra do Garças (a 506 km a leste de Cuiabá) contra vários adversários, em todos os cenários pesquisados, com mais do dobro sobre todos. O nome do social-democrata foi oficializado neste fim de semana durante convenção do PSD, tendo o petista Mauro Piauí de vice, e ainda conta com o apoio de pelo menos nove siglas. 

No primeiro cenário estimulado, Roberto Farias ganharia com 47,5% do suplente de deputado Adalto de Freitas (PMDB), o Daltinho, que aparece com 20,3%. A sobrinha do prefeito Wanderlei Farias (PR), Andreia Santos (PR), está em terceiro, com 9,8% das intenções de voto. Neste cenário, votos brancos e nulos somam 9% e 13,5% não sabem ou não responderam.

Em um segundo cenário da eleição em Barra do Garças, sem Andreia Santos na disputa e com o empresário Ubaldino Rezende (PDT), Farias amplia a vantagem, ficando com 48,8% da preferência dos eleitores, Daltinho tem 22,5% e o pedetista apenas 3,8%. Brancos e nulos nesse caso somam 11,8% e não sabem ou não responderam 13,3% dos entrevistados. 

Na simulação de um confronto direto entre Roberto Farias e Daltinho, o social-democrata também leva a melhor, com 50,3% da intenção de voto, enquanto o peemedebista tem 24% da preferência do eleitor. Já 13,8% disseram que não votariam em nenhum dos dois e 12% não souberam ou não responderam à pergunta.

Se a eleição tivesse apenas Farias e Andreia, o empresário ganharia com 54,5%, e a republicana teria 15,3% da intenção de votos. Dezoito por cento dos entrevistados disse não votar em nenhum dos dois e 12,3% não souberam ou não responderam.

Num quinto e último cenário, Roberto Farias venceria Ubaldino Rezende com 57,5% da preferência do eleitorado. O pedetista teria 8,3%, sendo que 21,3% dos entrevistados não votariam em nenhum dos dois, enquanto 13% não sabem ou não responderam.

Na pesquisa espontânea Roberto Farias também aparece à frente dos demais nomes, com 19,8%. O atual prefeito, Wanderlei Farias, fica em segundo, com 5,5%, porém ele está impedido de disputar a eleição por estar inelegível.

Daltinho fica com 5%, Andreia Santos tem 2,3%, o vereador Júlio César aparece com 2%. Entre os lembrados pelos entrevistados também aparecem o ex-prefeito Chaparral, suplente de deputado federal Eduardo Moura (PPS), entre outros.

REJEIÇÃO

Questionados em quem não votariam de jeito nenhum, 22,3% dos entrevistados rejeitaram o nome de Adalto de Freitas; Andreia dos Santos vem em segundo com 18%; e Ubaldino Rezende ficou em terceiro, com 17,3%. Líder das pesquisas de intenção de voto, Roberto Farias ficou em quarto, com 8,3%. Nenhum, branco ou nulo teve 15% e 19,3% disseram não saber ou não responderam.

EXPECTATIVA DE VITÓRIA

A KGM mediu também a expectativa dos eleitores sobre quem vencerá as eleições do município. Quando questionados se “independente da sua preferência por algum candidato, quem você acredita que vai ganhar a eleição para prefeito de Barra do Garças?”, 44,5% dos 400 entrevistados disseram que Roberto Farias venceria o pleito de 2012. Não souberam ou não responderam 30,3% dos entrevistados. Andreia dos Santos ficou com 6,8%.

METODOLOGIA

A KGM Pesquisas realizou o campo entre os dias 22 e 24 de junho. A metodologia é quantitativa do tipo survey, por amostragem, com intervalo de confiança de 95% e a margem de erro de 5 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram feitas 400 entrevistas no município, tanto na zona urbana como na zona rural, estratificadas por faixa etária, sexo, escolaridade e renda familiar. Contratada por HiperNotícias, a pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) sob o número MT- 0057/2012. A pesquisa também será divulgada pelo jornal Diário de Cuiabá.


Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a empresa de Água continuar com serviço irregular, o que deve ser feito pelo prefeito? Deixê a sua opinião internauta

1.2%
4.4%
17.2%
77.2%