Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
05/08/2016 às 11h28min - Atualizada em 05/08/2016 às 11h28min

Estudantes de Barra podem se inscrever gratuitamente no curso de Cinema no Mato até 5/8

Assessoria

Estudantes da rede pública de ensino de Barra do Garças e Poconé terão a oportunidade de participar de um curso completo na área de produção de vídeos com temática ambiental. Os interessados podem se inscrever gratuitamente no projeto cultural Cinema no Mato até sexta-feira (05.08). Direcionado para jovens entre 14 a 19 anos, o curso terá início na próxima semana e as vagas são limitadas. A iniciativa é desenvolvida pelo Instituto Equipav, por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura, patrocinada pelas concessionárias de água e esgoto administradas pela Nascentes do Xingu com o apoio das Secretarias de Educação e Cultura dos municípios.

Voltado para o empoderamento do jovem, o projeto agrega o ensino da teoria do cinema com a prática, por meio de oficinas multidisciplinares. Os participantes aprenderão todas as etapas que abrangem a produção de um filme, como elaboração de roteiro, manuseio de equipamentos cinematográficos, preparação de elenco, filmagem, direção de arte, edição de vídeo e produção geral.

Como trabalho de conclusão do curso, os alunos desenvolvem curtas-metragens de ficção e documentários, que serão exibidos no 1º Festival de Curtas de Mato Grosso, em dezembro, na cidade de Primavera do Leste.

Em Barra do Garças, as oficinas serão ministradas para três turmas, na segunda-feira (13h às 17h30), quarta-feira (18h às 22h) e na quinta-feira (13h30 às 17h30). Para Gilson Costa, coordenador do projeto na cidade, estimular os jovens em trabalhos que ressaltam a importância da preservação do meio em que vivemos é enriquecedor e produtivo. “Barra do Garças possui imensuráveis belezas naturais e um enorme potencial hídrico, por isso precisamos despertar nos jovens o interesse pela preservação ambiental”, ressaltou.

De acordo com o coordenador do projeto em Poconé, Cleunésio Antônio Proto, as aulas serão realizadas para três turmas, na Escola Estadual Professora Eucaris Nunes da Cunha e Moraes, na segunda-feira (7h30 às 11h30), quarta-feira (13h30 às 17h30) e aos sábados (7h30 às 11h30). “Essa é uma grande oportunidade para os alunos que poderão ter contato com equipamentos que eram vistos apenas na TV. Será uma ótima experiência criar os próprios filmes”, destaca Cleunésio.

Os interessados em participar da atividade em Barra do Garças podem enviar e-mail para [email protected] ou procurar a Secretaria Municipal de Cultura, na Rua José Valeriano Costa, nº 15, Porto do Baé. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h e o telefone para contato é (66) 3401-3823. Já em Poconé, as inscrições podem ser realizadas pelo [email protected]​ ou na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, na Rua Tiradentes - Centro, de segunda a sexta-feira das 7h às 13h. O telefone para contato é (65) 3345-3009.

PROJETO - Desde março deste ano, o Cinema no Mato é realizado nas cidades de Primavera do Leste e Sinop. Esta é a segunda edição do projeto para alunos da rede pública de ensino de Primavera do Leste. Em 2015, 25 alunos participaram da formatura de conclusão do projeto-piloto. Os estudantes se dedicaram na produção dos curtas com a temática ambiental e os melhores trabalhos foram premiados.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90