Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
04/12/2015 às 13h30min - Atualizada em 04/12/2015 às 13h30min

Assentados da região Norte Araguaia encontraram nas feiras livres uma nova fonte de renda

Agência da Noticia
Reprodução / Ilustrativa

Pimenta, galinha caipira, peixe fresco, mandioca, tomate e pepino. Não esta matéria não é sobre uma receita, ou melhor, até pode ser uma receita de como aumentar a renda da família. Isso porque nós podemos encontrar todos esses produtos em feiras livres da região Norte Araguaia.

Os ovos de galinhas caipiras tem muito mais sabor, aquele peixe congelado de super mercado não se compara ao peixe fresco comprado em uma feira livre, não é mesmo? Esta é uma aposta que tem dado certo na região, que tem uma enorme potencialidade rural.

As feiras livres da região são o principal espaço onde os produtos advindos da agricultura familiar são comercializados. De acordo com o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) o município de Confresa é um dos municípios com mais assentamentos e agricultores familiares do Norte Araguaia. Mais de 83% do território municipal é ocupado pelos 13 assentamentos da reforma agraria da região.

Não é atoa que o município hoje possui quatro feiras livres semanais, onde assentados da região e produtores comercializam seus mais variados produtos. A principal acontece no domingo pela manha no centro da cidade. A feira chega a ter mais de cem feirantes, vindo não só de assentamentos da região, mas de toda a redondeza.

Para organizar os trabalhos, há cerca de um ano foi criada a Associação dos Feirantes das Feiras Livres de Confresa (AFFELCON).O presidente, Roberto Carlos da Silva, e sua esposa vendem queijos e laticínios que produzem e revendem.

“A associação conta com mais de cem associados. Mas a feira é só um complemento da agricultura familiar, quase todos possuem outras rendas” contou Roberto.
 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90