16/06/2020

A luta contra o trabalho infantil foi lembrada em Barra do Garças VEJA VÍDEO

Notícias

O mês de junho é dedicado a uma campanha de conscientização para evitar a exploração do trabalho infantil. Na cidade de Barra do Garças esse tema foi lembrado pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes com entrevistas nas rádios, Tvs e no site Araguaia Notícia. 

Enfatizando que 12 de junho é o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Segundo dados estatísticos do IBGE 2019, o trabalho infantil atinge pelo menos 2,4 milhões de meninos e meninas entre 5 e 17 anos - esse número possui cor e classe social onde mais de 60% das crianças são negras em situação de pobreza ou extrema pobreza.

A infância é uma fase fundamental para o desenvolvimento do indivíduo, e está resguardada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, e as redes de proteção dos direitos da criança. Ainda assim, a violação do direito à infância e adolescência está ascendente, fazendo com que esse dado estatístico aumente cada dia mais tendo como contribuinte, o impacto socioeconômico da pandemia COVID-19. 

A população pode ajudar na erradicação da exploração do trabalho infantil, por meio de denúncias nas redes de proteção dos direitos da criança e do adolescente: Centro de Referência Especializada de Assistência Social – CREAS - Equipe de Abordagem Social; Conselho Tutelar; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Disque 100 (Denuncia de violação dos direitos da criança).

CREAS/Abordagem Social – (66)3401-2398
Conselho Tutelar – (66) 3401-8992
CMDCA – (66) 3401-7285
Disque 100

Mais detalhes na entrevista com a psicóloga Patrícia Marques ao repórter Ronaldo Couto pela Tv Araguaia SBT

Assista também »
Comentários »