03/06/2020

VEJA VÍDEO: 21 quilos de ouro sem nota fiscal são apreendidos no Araguaia tinham como destino Osasco-SP

Notícias

Um avião que transportava 21 quilos de ouro sem nota fiscal foi interceptado pela Polícia Militar (PM) durante operação envolvendo Gefron e Força Tática na tarde de quarta-feira (3/6) na cidade de Água Boa, a 230 km de Barra do Garças.

A apreensão foi realizada no aeroporto daquela cidade no momento que o piloto e a tripulação parou para abastecer o avião vindo do Pará com destino a cidade de Osasco-SP. Todavia eles não imaginavam que seriam surpreendidos pela PM que pediu nota da mercadoria transportada. 

Segundo o tenente-coronel Gyancarlos Cabelho, os tripulantes do avião (piloto,copiloto e segurança) estavam regularizados e a empresa também porém levavam 69 quilos de ouro mas só tinha nota fiscal de apenas 48 quilos.
 
Portanto 21 quilos estavam sem nota numa tentativa, clara e evidente, de sonegar imposto e usurpar do bem comum da união, que é o ouro um minério de alto valor monetário. No primeiro instante, a PM calculou a carga no valor de 17 milhões, porém dentro da cotação do dia do ouro (275,86 o grama) e referente aos 21 quilos sem nota daria o valor de 5 milhões e 793 mil reais.

Diante do flagrante, o material foi encaminhado para Polícia Federal de Barra do Garças com um comboio de várias viaturas para assegurar o transporte pela rodovia. Os tripulantes (piloto, copiloto e segurança estavam documentados e da mesma forma a empresa) porém vão responder pela omissão do valor correto do ouro.

Esse ouro apreendido estaria vindo do Pará com destino a cidade de Osasco-SP. Essa é a segunda apreensão de ouro irregular na região do Araguaia com a empresa tentando levar vantagem em cima da União (governo federal).

Mais ouro sonegado

No dia 28/5 a Polícia Militar de Barra do Garças, juntamente com a Polícia Militar de Goiás e Polícia Federal realizaram a apreensão de 16 kg de ouro avaliado em R$ 2.8 milhões de reais, de acordo com a cotação do ouro.

O fato ocorreu após informações interceptadas pela PM-MT de que uma aeronave estaria pousando no aeroporto de Aragarças-GO, cidade vizinha a Barra do Garças, com carga ilegal.

Abordagem inicial ocorreu pela PM-GO, tendo a PMMT chegado em apoio posteriormente, constatando que a aeronave iria realizar abastecimento estava transportando 16,635kg de ouro sem procedência, além de R$ 4.700 reais em dinheiro.

Mais Vídeos »
Comentários »