19/04/2019

Diminuiu público na subida da serra em Barra do Garças; repórter Mudinho acompanhou tudo; VEJA VÍDEOS

Notícias

A população de Barra do Garças e turistas mantiveram a tradição de 50 anos com a subida no Mirante do Cristo Redentor para agradecer a Deus e fazer reflexões sobre a vida na sexta-feira santa (19/4) quando relembramos o maior ato dessa humanidade de Jesus Cristo que morreu e ressuscitou para nos redimir dos pecados.  

A subida na Serra Azul começou na década de 70 quando moradores que faziam promessas a Deus para alcançar algum milagre se dispunham a subir a serra segurando nas pedras e árvores para fazer uma penitencia. Um ‘trieiro’ foi se formando no local. Em 1984 o ex-prefeito Carolino Gomes dos Santos construiu o Cristo Redentor no alto da Serra Azul aumentando mais ainda a romaria.

Em 1992, saudoso ex-governador Wilmar Peres de Farias, quando estava voltando a prefeitura de Barra do Garças, decidiu construir a escadaria da fé de mais de 1.200 degraus que possibilitam a subida de fieis e turistas na Serra Azul. A sexta-feira santa se tornou então uma atração em Barra do Garças e passou a ser evento no calendário turístico do município.

Em 2014, após um incêndio que devastou metade do parque Serra Azul, o parque estadual Serra Azul foi fechado para visitações e com muito custo liberaram nos anos seguintes a escadaria para população manter a tradição da sexta-feira santa.

Só que o público começou a cair assustadoramente, a cada ano que se passa. No ano passado, 3.800 pessoas subiram até o Mirante do Cristo e havia uma expectativa de receber 4 mil pessoas em 2019 mas dificilmente essa meta será alcançada, porque o movimento foi muito fraco desde as 5horas da manhã.

Quem esteve na Serra Azul e acampanhou tudo de perto foi Adão Cavalcante, o repórter Mudinho. Ele conservou com técnicos do Parque Estadual da Serra Azul que agradeceram apoio que receberam da Sema e da Prefeitura na organização da subida.

Mudinho conversou ainda com o Corpo de Bombeiros que esteve atento orientando as pessoas a tomarem bastante água e subirem devagar a escadaria para evitar alguma distensão muscular. A Polícia Militar com uma guarnição da Força Tática esteve no alto da Serra e falou com o Mudinho, além do Exército e Aeronáutica que fizeram presentes e alguns fieis conversaram com o Mudinho. Foi muito legal o gesto das pessoas que deram atenção ao colega Mudinho.

Parabenizo á todos pela forma que se comportaram e isso se chama respeito ao cidadão e suas ‘possíveis’ limitações. E o Adão Cavalcante está mostrando para todos nós, que podemos ser capazes e podemos fazer sim. Basta acreditar e correr atrás dos nossos sonhos.

O repórter Mudinho ficou conhecido em Barra do Garças por postar vídeos curiosos no whatsApp. Ele descobriu um cavalo que come jaca no pé de jaca; já mostrou também a sujeira que fica nas pilastras das pontes após o período chuvoso.

E nesta semana santa ele esteve numa piscicultura de Bom Jardim mostrando a qualidade do peixes da nossa região e lá foi atacado por um peixe veja a reportagem a seguir.

Mais Vídeos »
Comentários »