23/11/2018

VEJA VÍDEO: Documentário conta história do Araguaia por intermédio da vida da escritora Erotildes Milhomem

Notícias

O curta-metragem, de 17 minutos, A RAIZ DAS COISAS, lançado em 2018, conta a história da chegada dos primeiros sertanejos no Araguaia, através da vida e obra da escritora, historiadora e poetisa, Erotildes Milhomem, 78 anos. Nesse Brasil desconhecido, somos guiados pela vida e obra da escritora e pintora Eroltildes Milhomem. Através de seus livros, pinturas e poesias passamos por lugares e lembranças. No decorrer dessa jornada vamos conhecendo uma sociedade tecida por sertanejos, índios e seres extraordinários. O passado e o presente ora são paisagens, ora são momentos, fragmentos, permeados por conflitos, religiosidades, mitos, histórias que Erotildes viveu e narrou.

Erotildes Milhomem nasceu em Luciara em 1940, tornou-se professora aos 17 anos e dedicou a sua vida para narrar as histórias que viveu e viu naquela região. Ao longo de sua vida, Erotildes Milhomem escreveu seis livros, sendo quatro deles romances históricos. Nesses romances, o personagem principal é uma mulher. Erotildes diz, que escolhe sempre uma mulher “porque sabe o que ela passa, o que ela sofre”. A escritora é uma das criadoras do Museu de São Félix do Araguaia, MT, e de Barreira do Araguaia, PA, também é membro da Academia de Letras de Mato Grosso. Erotildes vive em São Félix do Araguaia, onde prepara seu novo livro sobre a história de Novo Santo Antônio, além de um dicionário da linguagem regional. Muito animada e cheia de planos, Erotildes continua lutando pela cultura do Araguaia, porque diz que “um povo sem cultura é um povo sem história”.

O curta-metragem foi filmado nas cidades de Luciara, São Félix do Araguaia e Barra do Garças, MT, e aborda a vida ribeirinha, suas lendas e o contato com os indígenas. O documentário foi realizado por Rizza Luz Matos, jornalista, nascida em Luciara, através do edital do Fundo de Cultura da Secretaria Estadual de Cultura do Estado de Mato Grosso. O vídeo já participou de festivais em São Paulo e Rio de Janeiro e está disponível no Youtube.

Fonte: Rizza Luz e Rádio Eldorado.

Link
Assista também »
Comentários »