Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
12/01/2024

Estiagem afeta lavouras de Barra do Garças e prefeitura decreta situação de emergência VEJA VÍDEO

Cidade


O prefeito de Barra do Garças-MT, Adilson Gonçalves (União Brasil), assinou, na quinta-feira (11/1), em seu Gabinete, o decreto Nº 5.365 que declara situação de emergência devido à estiagem de 2 meses passados na região de Barra do Garças que provocou perdas na agricultura principalmente. Embasado na Constituição e em leis federais, a medida visa reduzir os impactos causados pela seca e atender prontamente os produtores rurais prejudicados pelas condições climáticas adversas ocorridas em 2023.
O documento pontua que o baixo índice pluviométrico registrado durante o último trimestre do ano de 2023 teve um impacto significativo na produção agropecuária de Barra do Garças. A falta de chuvas comprometeu a rebrota das pastagens, afetando diretamente a atividade pecuária e a disponibilidade de forragem para o gado. Além disso, o período de estiagem comprometeu a semeadura de grãos, inviabilizando o cumprimento da janela de plantio, conforme estabelecido pela Portaria do MAPA, de 7 de julho de 2023.
Quem também corroborou com a decisão do prefeito foi o presidente do Sindicato Rural de Barra do Garças, Luiz Júnior, que esteve nesta quinta-feira concedendo entrevista ao lado do prefeito Adilson e o secretário de Desenvolvimento Rural, José Bispo. Luiz Júnior pontua que o prejuízo do Araguaia com relação a estiagem em 2023 passa de R$ 200 milhões. Cerca de 19 municípios de MT já assinaram a mesma medida entre eles prefeito Fernando Gorgen, de Querência e o prefeito de Canarana, Fábio Faria.

#barradogarcas #barradogarças #novaxavantina #pontaldoaraguaia #pmgo #news #aragarcas #like #pmmt #aguaboa #urgente #noticias #goias #goiânia #polemica #tangaradaserra #followme #noticia #rondonopolis #cuiabá #sinop #sorriso #varzeagrande #matogrosso #caceres #cuiaba #reportagem
Mais Vídeos »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90