Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
10/12/2023

Deputado Max Russi e prefeito Thiago Timo fazem homenagem aos 70 anos de emancipação de Torixoréu VEJA VÍDEO

Notícias

A cidade brilhante, Torixoréu, completa neste domingo (10/12) 70 anos de emancipação. O deputado estadual Max Russi e o prefeito Thiago Timo enviaram vídeos com mensagem de parabéns a cidade e principalmente a população torixorina.
 
A formação do povoado de Torixoréu se deu a partir de 1931, sendo que uma das primeiras propriedades rurais da localidade foi de João Gabriel de Moraes. Mas, já em 1926, Victor Teodoro Ribeiro instalou-se com fazenda de gado, e em seguida construiu a primeira casa na região dando origem ao povoado, denominado Balizinha, devido à sua posição geográfica.
 
Localizava-se à margem esquerda do rio Araguaia, em frente à cidade de Baliza, que se situa na margem direita do rio, no Estado de Goiás. No lugar foi construído um posto fiscal para controle do comércio entre os Estados de Mato Grosso e Goiás.

O Patrimônio de Balizinha foi criado pelo governo em 1933.

Na Divisão Territorial de Mato Grosso, em 1936, o povoado de Balizinha teve denominação alterada para Baliza de Mato Grosso, tornando-se distrito. Pelo Decreto nº 208, de 26 de outubro de 1938, o distrito de Baliza de Mato Grosso passou à jurisdição do município de Guiratinga. Por muitos anos a localidade chamou-se Baliza de Mato Grosso.

Em 10 de dezembro de 1953, pela lei estadual nº 665, foi criado o município com denominação alterada para Torixoréu, de autoria do deputado Heronides Araújo.

O nome Torixoréu, de origem bororo, significou homenagem dos moradores do lugar aos povos indígenas que habitaram grande parte do leste mato-grossense, desde tempos imemoriais.

Fonte
Confederação Nacional de Municípios <www.cnm.org.br>



 

 
Mais Vídeos »
Comentários »