Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
07/12/2023

Barra do Garças terá Primavera Cultural de 9 a 17 de dezembro VEJA VÍDEO

Notícias



O 1º Festival Primavera Cultural de Barra do Garças já tem data marcada: será de 9 a 17 de dezembro, com apresentações artísticas, oficinas, workshops e mentorias no campo da gestão cultural. O evento é organizado pelo Mutirum Instituto da Cultura, em parceria com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Seccel-MT), Assembleia Legislativa de Mato Grosso e prefeitura de Barra do Garças, por meio das secretarias de Cultura e de Educação.
 
“Serão nove dias em que vivenciaremos o encanto do 1º Festival Primavera Cultural! Uma parceria incrível entre o Mutirum, Secel, Assembleia de Mato Grosso e nossa prefeitura, com nossas secretarias de Cultura e de Educação”, enfatizou o secretário de Cultura de Barra do Garças, Alessandro Matos do Nascimento, o Alex. “Prepare-se para noites repletas de arte em diversos segmentos, invadindo a Feira Coberta e os bairros Vila Maria e Nova Barra. Junte-se a nós nessa celebração cultural!”, exclamou Alex.
 
Durante os nove dias de intensas atividades, das 19 às 22hs vão ocorrer as apresentações multiculturais de teatro, dança, capoeira, cultura indígena, cultura afrodescendente, música, artes visuais, canto coral, dentre outras. Soma-se a elas outras atividades, como de formação e de qualificação.
 
O objetivo central do Festival é qualificar o mercado cultural regional e fortalecer as manifestações artísticas e os direitos culturais. “O Festival é um projeto de arte e cultura para incentivar a comunidade ativa, estimular a participação comunitária, escolas, pais, alunos e artistas. É um projeto de democracia cultural que o Mutirum desenvolve com a prefeitura de Barra do Garças, Secel-MT e Assembleia Legislativa de Mato Grosso, por meio do deputado Beto Dois a Um”, afirmou o jornalista João Negrão, presidente do Mutirum Instituto da Cultura.
 
Desenvolvimento da cultura
 
Os objetivos específicos do 1º Festival Primavera Cultural de Barra do Garças são: desenvolver a cultura como direito dos cidadãos com plena liberdade de expressão e criação; universalizar o acesso aos bens e serviços culturais; ajudar a construir a cidadania cultural; reconhecer, proteger, valorizar e promover a diversidade das expressões culturais de Mato Grosso; combater a discriminação e o preconceito de qualquer espécie e natureza; promover a equidade social e territorial do desenvolvimento cultural; qualificar e garantir a transparência da gestão cultural; democratizar os processos decisórios, com participação e o controle social; estruturar e regulamentar a economia da cultura no âmbito de Mato Grosso; consolidar a cultura como importante vetor do desenvolvimento sustentável; intensificar as trocas, os intercâmbios e os diálogos interculturais; e ajudar a promover a cultura da paz.
Mais Vídeos »
Comentários »