Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
25/10/2023

Senador Mauro Carvalho convida indígenas para falar sobre ONGs e apresenta projeto do 11º Emprego a idosos VEJA VÍDEO

Cidade


Dois indígenas ouvidos pela CPI das ONGs na terça-feira (24/10) defenderam a produção agrícola mecanizada nas aldeias. Convidados por meio de requerimento do senador Mauro Carvalho Junior (União-MT), Graciano Aedzane Pronhopa e Arlnaldo Tsererowe também defenderam a derrubada dos vetos presidenciais na Lei 14.701, de 2023, do marco temporal das terras indígenas.

Para eles, deveriam ser permitidos contratos entre não indígenas e indígenas para exploração econômica de suas terras. Pronhopa, cacique da etnia xavante, disse que sua aldeia na terra indígena de Sangradouro, em Poxoréu (MT), utiliza a “roça mecanizada” para subsistência.

— O governo brasileiro deve dar a liberdade de os indígenas desenvolverem em seus territórios para terem o bem-estar e uma vida digna acompanhada de desenvolvimento sem deixar as tradições, cultura ou modo de viver (...). E não ficar à mendicância, recebendo cesta básica — disse Graciano, segundo o qual a tribo utiliza agricultura mecanizada desde 1979.

11º Emprego

O senador Mauro Carvalho Junior (União-MT) anunciou em pronunciamento em Plenário na quarta-feira (4/10) a apresentação de projeto para retirar a obrigatoriedade de cobrança de FGTS e contribuição previdenciária sobre a remuneração recebida por empregados que já sejam aposentados e criar cadastro específico de vagas de trabalho para aposentados junto ao Sistema Nacional de Emprego (Sine). O senador destacou a importância da reintegração de aposentados no mercado de trabalho.

— Com isso, vamos atrair para novos empregos, não estou tirando emprego de nenhum jovem do mercado de trabalho; muito pelo contrário. Se eu tenho uma empresa que gera dez empregos e eu vou contratar o 11º, eu posso dar a oportunidade para contratar um aposentado — disse.
 
Mais Vídeos »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90