Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
30/08/2023

Hoje terá observação da superlua com os telescópios do Planetário da UFMT VEJA VÍDEO

Notícias


E nesta noite de quarta-feira, 30 de agosto, será possível ver até mesmo detalhes da lua e quem sabe saturno através dos poderosos telescópios do Planetário da UFMT de Barra do Garças informou o professor de física da UFMT/Araguaia, Adellane Araújo Sousa.

Ele falou com a reportagem do site Araguaia Notícia sobre a segunda e última superlua do ano pode ser vista, claro, também do céu de Barra do Garças no Mato Grosso. Esse fenômeno é considerado raro e volta a acontecer apenas daqui a 11 anos, em 2032. Apesar do nome, o termo "superlua" não é uma definição astronômica oficial. Ele é usado nos momentos em que a lua cheia acontece próxima ao perigeu, quando está mais próxima da Terra e, portanto, parece maior e mais brilhante.

O perigeu é quando a distância entre esse satélite e a Terra é menor do que 360.000 km. Quando isso ocorre, a Lua fica 14% maior e 30% mais brilhante do que no apogeu (microlua) – quando está mais distante. 

Ainda segundo o professor, por conta do fuso horário, a “SuperLua” já estará visível já no final da tarde de quarta-feira.

“O fenômeno oficial da Superlua Azul vai começar a partir das 21h35, mas apesar da lua estar grande devido à lua cheia, ficará com aparência maior bem antes, a partir de 17h45. Neste horário, devido à Lua estar baixa e pelo efeito da atmosfera, a Lua pode ser vista em um tamanho muito maior que o normal”, diz.
 
Mais Vídeos »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90