10/06/2018

Repórter voa de parapente e denuncia exploração 'covarde' do rio Araguaia perto de Barra do Garças

Notícias

O sétimo maior rio do Brasil e o mais famoso do Centro Oeste está sendo dilapidado na sua essência e corre perigo. Perto de suas nascentes, grandes fazendas usam sistema covarde de irrigação que retiram água suficiente para abastecer uma cidade do tamanho de Goiânia. A denuncia foi feita pelo repórter de aventuras e piloto de parapente Luz Marini cujo vído está no Youtube. 

Ele produziu no ano passado um documentário incrível sobre o rio Araguaia e agora trechos desta reportagem especial estão sendo divulgadas sobre a depredação do rio. 

Documentário 
 
Essa filmagem foi realizada em agosto do ano passado e virou um documentário. E agora uma denuncia absurda que merece ser apurada pelas autoridades.
 
 
Foram 25 dias sobrevoando as águas de um dos principais rios do país e que corta 4 estados brasileiros. O piloto de aventuras Lu Marini sobrevoou mais de 2 mil quilômetros de rio, passou por mais de 20 cidades, conheceu a maior ilha fluvial do mundo e teve a oportunidade de se emocionar com as histórias deste rio tão importante para o Brasil.

Na expedição, Lu Marini teve a oportunidade de conhecer de perto a parte turística e também a degradação ambiental causada por isso. Explorou e conversou com especialistas sobre a possibilidade do rio secar completamente. e passou momentos tensos quando sobrevoou uma transposição ilegal, que retira milhares de litros de água por dia do rio. Uma operação que precisou da escolta da ICMBio, órgão federal de fiscalização ambiental, pelo risco de ser alvejado por seguranças da propriedade.

Biólogos, geógrafos, agrônomos, índios, delegado, moradores, ribeirinhos e principalmente pessoas apaixonadas pelo Rio Araguaia, foram alguns dos personagens desta aventura.  A chegada à foz, próximo a Marabá, no encontro do Rio Araguaia com o Rio Tocantins, o sentimento do piloto foi um misto de superação, orgulho e sensação de dever cumprido.

“Chegar um diante do outro; o encontro. Poderia ser apenas o encontro de dois rios e eu. Não foi. Foram vinte e cinco dias encontrando histórias, pessoas, realidades, problemas e muita beleza. Um encontro comigo mesmo também, afinal, sai do meu mundo e entrei em outro. Tive uma nova casa e novas famílias, que me acolheram, me deram motivação, sorrisos, abraços e energia. Quantos encontros. Mais uma missão cumprida. O fim agora dá lugar a um novo começo. Que venha a próxima. E assim eu sigo”, disse o piloto Lu Marini.

A inovação da expedição Rastreando o Rio Araguaia ficou a cargo das imagens captadas com tecnologia 360 graus em alta definição. O público terá a oportunidade de estar mais perto da realidade em uma experiência inédita, através de imagens que retratam com muita qualidade as paisagens encantadoras que o piloto percorreu. “Os equipamentos deram a oportunidade de o público enxergar da forma que eu vejo. Conhecer o rio por diversos ângulos”, conclui Lu Marini.

A expedição Rastreando o Rio Araguaia foi tema de vários programas de tv e o seu conteúdo virou documentário e um livro sobre o majestoso rio que passa por Barra do Garças.

Mais Vídeos »
Comentários »