Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
21/10/2022

Depois de mais de 30 anos, anel viário de Barra do Garças é concluído e liberado para passar veículos

Política


 
Foram 36 anos de expectativa e finalmente neste dia 21 de outubro de 2022, o anel viário que une as cidades de Barra do Garças-MT, Pontal do Araguaia-MT e Aragarças-GO é finalmente concluído e liberado para passar veículos. Faltam alguns detalhes, mas o contorno já está em condição de uso. A primeira vez que se falou sobre a necessidade de construir um anel viário para retirar o trânsito pesado de caminhões e carretas do centro das três cidades foi em 1986, e de lá para cá foi uma luta incansável e que ganhou força com Wellington Fagundes que na época era deputado federal e hoje é o senador reeleito com a maior votação dos últimos anos em Mato Grosso.

Em 1997, na administração do ex-prefeito Wanderlei Farias, se lançou a pedra fundamental para construção do anel viário já com apoio de Wellington e foi definido o primeiro trajeto do contorno barra-garcense que passaria ao lado  da praia da Arara. Porém houve uma demanda ambiental na época e o trajeto teve que ser modificado. Essa alteração atrasou, segundo alguns técnicos em pelo menos 10 anos a construção da obra.

O novo trajeto do anel viário entrou  um pouco mais dentro da cidade e a ponte do Rio Garças foi construída perto do bairro Nova Esperança.

A obra foi concluída neste ano, na gestão do presidente Jair Bolsonaro. O senador Wellington, que é considerado o ‘pai do anel viário’ esteve na sexta-feira (21/10) vistoriando a obra acompanhado do prefeito de Barra do Garças, Adilson Gonçalves; de Aragarças, Ricardo Galvão; e o vice-prefeito de Pontal do Araguaia, Luciano Costa.

Wellington disse que pretende marcar para a próxima semana uma inauguração simbólica da obra com a participação dos prefeitos da região e a presença dos governadores de Goiás, Ronaldo Caiado, e de Mato Grosso, Mauro Mendes. “Faltam alguns detalhes de sinalização, iluminação e passarelas para pedestres nas pontes e também algumas travessias para pessoas e motos ao longo do trecho do contorno que agora serão discutidos com os prefeitos e para tanto pedimos apoio também dos vereadores com o Plano Diretor que é importante para completar esses benefícios ao longo do anel viário”, frisou.

O contorno viário de Barra do Garças compreende  duas pontes nos rios Garças e Aragarças e um viaduto na cidade de Aragarças. Parabéns a todos que estiveram empenhados na construção do anel viário e a partir de agora a luta é para conquistar as passarelas e iluminação das pontes e ainda as travessias urbanas que o trajeto precisa.
Mais Vídeos »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90