Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
04/07/2022

Prefeito esclarece que ambulâncias vieram para prefeitura de General e não para associação indígena VEJA VÍDEO

Notícias


O gestor chegou a oferecer os veículos para que o Dsei Xavante pudesse assumi-las e encaminhá-las aos índios, todavia o coordenador regional de Barra do Garças disse que não poderia ‘ficar’ com os veículos

O prefeito da cidade de General Carneiro-MT, Marcelo Aquino, recebeu na segunda-feira (4/7) algumas lideranças da reserva Sangradouro, da etnia xavante, para tratar sobre a questão de duas ambulâncias que foram prometidas aos indígenas, porém foram encaminhas à prefeitura para atendimento da saúde básica.

Marcelo explicou que os indígenas foram ‘enganados’ durante a eleição de 2018 por representantes de dois deputados, que foram até as aldeias, e prometeram as ambulâncias, porém na hora de elaborarem as emendas, os veículos foram direcionados à prefeitura para atendimento da saúde básica no período pandêmico e que, agora, a administração não pode legalmente repassar os veículos para as aldeias como querem os caciques.

“Nós chegamos adesivar as ambulâncias e procuramos o coordenador do Distrito de Saúde (Dsei) Xavante de Barra do Garças e também do Dsei Bororo, que fica em Cuiabá, já que para o distrito de saúde, a prefeitura pode entregar os veículos, porém ambos não demonstraram interesse em ficarem com as ambulâncias”, completou.

No caso do Dsei Xavante de Barra do Garças, Marcelo disse que alterou uma ata no legislativo por quatro vezes para que o Dsei pudesse assumir o veículo, mas não houve jeito. “Decidi então chamar os índios para explicar o que está acontecendo e propor que as ambulâncias fiquem aqui na sede do município e atender emergências nas aldeias”, ressaltou.

Essa polemica foi parar na Câmara também no dia 13 de maio, quando o coordenador regional do Dsei Xavante de Barra do Garças compareceu, mas argumentou que órgão não tem condições de ficar com a ambulância pois não dispõe de motorista com curso de primeiros socorros e condições de abastecer o veículo.

As ponderações do prefeito foram acompanhadas atentamente pelo ex-vereador Bartolomeu Patira, professor Luciano Xavante, Natal Xavante e outras lideranças xavantes, que agora vão procurar o Dsei Xavante de Barra do Garças para buscar outra alternativa para o impasse, enquanto isso as ambulâncias permanecem com a prefeitura de General.
Mais Vídeos »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90