Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
23/06/2022

Ex-senadora visita Barra do Garças e participa do Movimento Conectando Saberes VEJA VÍDEO

Notícias


A ex-senadora de Mato Grosso, Serys Slhessarenko (PSB), esteve na cidade de Barra do Garças-MT, na noite de quarta-feira (22/6), acompanhando a filha, a médica Natasha Slhessarenko (PSB), que foi uma das palestrantes do Movimento Conectando Saberes que está percorrendo o Estado. No caso, Natasha falou sobre a saúde da mulher.

O site Araguaia Notícia, na oportunidade, conversou com a ex-senadora Serys que falou de política e desafios da mulher. Ressaltando que Serys foi convidada para se filiar ao PSB pelo deputado estadual Max Russi e aparece lista de pré-candidatos do partido à Camara Federal. 
 
O Movimento Conectando Saberes, que está percorrendo Mato Grosso, com objetivo de debater assuntos sobre o papel da mulher nos tempos modernos. Na terça-feira, a palestra tratou sobre violência de gênero com a participação de 250 educadores. O evento foi realizado no Anfiteatro Fernando Peres de Farias.

O movimento possui três eixos de atuação: palestras expositivas que abordam os cinco tipos de violência que acometem mulheres e a cultura de paz; oficinas de TikTok com os adolescentes voltadas para o tema das palestras e um concurso de redação sobre temática trabalhada. A ideia é que até o final do ano um livro seja organizado a partir dos 10 melhores textos produzidos por estudantes de diferentes regiões do estado, a partir de uma triagem que será realizada pela Universidade Federal de Mato Grosso.
 
Barra do Garças é a segunda cidade a receber o movimento. A primeira foi Sinop, no final do mês de maio. Até o momento, a discussão já chegou a cerca de 3 mil alunos da rede pública de ensino. Para Natasha, que também é professora universitária, a educação é o melhor caminho para a transformação da sociedade. E acredita que essa mudança se dará de forma gradativa.

O Movimento Conectando Saberes visa, de forma lúdica, incentivar os envolvidos a modificarem esse contexto de violência de gênero, bem como de outras minorias, formando multiplicadores e fortalecendo o envolvimento da comunidade local com a causa.
 
Como nasceu o Conecta
 
O Movimento Conecta, que se subdivide em Conectando Saberes e Conectando Mulheres aos Espaços de Poder, nasce de uma proposta desenvolvida na escola Notre Dame de Lourdes, em Cuiabá. Três alunos propuseram um projeto de lei, que tinha como finalidade promover a discussão e a conscientização no ambiente escolar sobre a violência de gênero.
 
A proposta chegou ao Congresso Nacional e originou a lei federal 14.164/2021. A legislação alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir conteúdo sobre prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica, e instituiu a Semana Escolar de Combate à Violência Contra a Mulher. Diante dessa normativa federal, nasce o Movimento Conecta, integrado por voluntárias, que provoca a discussão nas escolas distribuídas por Mato Grosso.
 
A iniciativa é acompanhada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Colégio de Barra do Garças participa do ciclo de Palestras
 

Alunos do ensino médio da Escola Estadual Eurico Gaspar Dutra, em Barra do Garças, assistiram na manhã desta quarta-feira (22) a um ciclo de palestras do Movimento Conecta, que abordou os diferentes tipos de violência contra a mulher e a necessidade de se adotar a cultura de paz. A médica e pré-candidata ao Senado pelo PSB, Natasha Slhessarenko (PSB) foi uma das que estiveram na linha de frente, como voluntária, tratando diretamente com os cerca de 250 estudantes.
 
Primeiro, os adolescentes aprenderam a identificar os cinco tipos de violência possíveis: psicológica, moral, patrimonial, física e sexual. E posteriormente discutiram o que seria a cultura de paz. Essa exposição ficou a cargo de Natasha, que utilizou como exemplos Gandhi, Nelson Mandela, Martin Luther King e Madre Teresa de Calcutá para mostrar que é possível defender ideais sem o emprego da força física.
 
“Paz é um valor humano universal. O que significa isso? Não é então ausência de conflitos, porque onde tem gente, pode ter conflitos. Onde tem gente, pode ter discussão, desavença. Mas é importante que essas discussões, esses diálogos sejam pautados pelo respeito, principalmente o respeito às diferenças, porque ninguém é igual. E isso é a grande beleza da vida. É a gente poder pensar diferente e a gente respeitar o pensamento diferente do outro sem partir para a agressão, sem partir para a violência”, destacou Natasha.
 
O Movimento Conecta, nessa interação com a comunidade escolar, busca transformar alunos em embaixadores da causa. O objetivo é erradicar a violência de gênero, preconizando uma sociedade mais igualitária, onde a mulher seja reconhecida, respeitada e valorizada.
 
Durante as palestras ainda foi abordada a questão do machismo estrutural, origem das violências cometidas contra as mulheres. De forma lúdica, assuntos complexos foram trazidos para a realidade dos adolescentes, utilizando ferramentas que eles dominam e apreciam: as redes sociais.
 
Depois de cada exposição a educadora digital Maysa Leão realizou dinâmicas reforçando o novo conhecimento por meio da confecção de vídeos para o Instagram.
 
O próximo passo é não deixar esse tipo de discussão morrer para que a mudança de comportamento possa se consolidar.  Por isso, profissionais da educação continuarão o debate e posteriormente, no retorno das férias escolares, esses estudantes confeccionarão redações sobre a temática. Haverá uma seleção feita pela Universidade Federal de Mato Grosso e as 10 melhores de cada região serão publicadas em um livro.
Mais Vídeos »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90