Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
25/03/2018

Veja vídeo: Familiares protestam contra transferência de 100 presos de Cuiabá para Água Boa

Notícias

A manhã deste sábado foi de extrema tensão no lado de fora da Penitenciária Central do Estado (antigo Pascoal Ramos). Familiares de detentos foram ao local protestar ao ficarem sabendo que uma parte seriam transferidos da unidade para a Penitenciária Major Zuzi em Água Boa, para outras unidades do estado e outros para outros raios do presídio.

Os parentes dos presos ainda fizeram um abaixo assinado pedindo a saída do atual diretor-geral do presídio. A alegação é de que os detentos não estão sendo tratados com dignidade no local. “Ele errou, mas está pagando. Está privado do convívio com a família, com o filho e precisa ter o mínimo de dignidade lá dentro”, disse a esposa de um preso.

Batalhões da Polícia Militar foram acionados para acompanhar o protesto. Apesar da tensão, não houve registro de confronto.

Já dentro do presídio, o clima é de tensão. Os detentos não estariam aceitando a transferência.

O clima de tensão entre presos e agentes prisionais se intensificou nesta semana. Após uma revista onde foram apreendidos drogas e celulares, os presos se rebeleram. Na confusão, o detento Jesuíno Cândido, 28, acabou morto e os presos culpam os agentes pela morte.

Nesta sexta-feira (23), a casa de um agente prisional sofreu um atentado, assim como a sede do Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário.

Diversas ameças de ataques estão sendo divulgadas por meio de áudios no aplicativo WhatsApp.

Nota da Secretaria de Segurança Pública sobre a transferência 

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos  (Sejudh) realizaram neste sábado (24.03) uma operação para a transferência de presos da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá. Detalhes sobre as transferências, por questão de segurança, serão divulgados apenas após o final da operação. 

A visita aos presos naquela unidade prisional foi suspensa temporariamente por questões técnicas e administrativas.

A Polícia Militar está dando apoio na operação, bem como o Corpo de Bombeiros, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), o Grupo de Operações Especiais (GOE),o Grupo Armado de Resposta Rápida (Garra) e a Perícia Oficial Técnica (Politec), na parte da criminalística, caso tenha alguma intercorrência.

Atualização: Dois ônibus com presos partiu de Cuiabá neste sábado. Por questão se segurança a secretaria não confirmou a quantidade que foram transferidos e se foram para Água Boa. O Água Boa News teve acesso a uma listagem com 100 nomes que seriam trasferidos para Água Boa, porém  foram retirados desta puplicação por questão de segurança. Ver os vídeos da movimentação:

 

Mais Vídeos »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90