Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
15/10/2015 às 13h59min - Atualizada em 15/10/2015 às 13h59min

Advogados de Barra do Garças declaram apoio a Cláudia Aquino à OAB­MT

Antônio Borges Neto/Netao

Pelo menos 20 advogados estiveram presentes em uma reunião promovida no escritório do veterano advogado, o conceituado Alcy Borges Lira, em Barra do Garças na noite desta quarta-feira(15.10) para recepcionar a pré-candidata a presidência do da OAB de Mato Grosso, Claudia Aquino. Pela manhã ainda houve uma reunião bastante proveitosa na residência da advogada Silvia Cavalcante com um bom numero de advogados e varias visitas a escritórios de advocacia.

Durante a reunião no escritório de Alcy Lira, Claudinha Aquino, como é carinhosamente chamada pela classe de advogados do Estado, teve a oportunidade de expor suas ideias e projetos para sua gestão e ouvir o clamor da classe presente na reunião que ocorreu a convite dos advogados barra-garcenses. Durante a sua fala um dos pontos fundamental mais defendido pela pré-candidata foi à necessidade da valorização dos profissionais do Direito, na oportunidade não poupou criticas ao desrespeito que a classe vem sofrendo em todo o Estado de Mato Grosso, segundo diz, pelos próprios membros da magistratura, do MP e dos próprios servidores da justiça.

Claudia defende também a presença mais efetiva da OAB estadual nas subseções regionais e visitas da diretoria aos escritórios de advogados para discutir metas, corrigir irregularidades, conversar de perto, fazer avaliações presente com respostas mais rápidas e efetivas e discutir alinhamentos em prol dos advogados, além da valorização maior da ESA- Escola superior da Advocacia com melhor estrutura. Aquino também defendeu maior distanciamento da OAB da politica partidária, uma entidade virtual e moderna para que todos profissionais do interior do Estado tenha acesso mais rápido e eficaz as ações da entidade classista.

Na reunião, a pré-candidata afirmou que na próxima semana estará registrando definitivamente a sua chapa para disputar a eleição da OAB que ocorrerá no dia 27 de novembro, caso seja eleita, a sua gestão estará presente em todas as comarcas de Mato Grosso. “Onde estiver um advogado a OAB estará presente, queremos uma entidade que esteja à disposição da categoria de forma compartilhada e despersonificada, a OAB não tem dono, ninguém será melhor que ninguém em nossa gestão, toda a diretoria terá vez e voz, a ética e a moralidade será a marca a nossa gestão”. Disse a pré-candidata.

Durante a discussão, destaca-se a palavra do advogado Alcy Lira que atua há 47 anos na advocacia, segundo disse; a lentidão do judiciário não responde aos anseios da sociedade, são muitos processos e poucos juízes, em torno de cinco mil pra cada magistrado, um acumulo de trabalho bastante estressante e ninguém enxerga ações efetivas para resolver a demanda.

Borges Lira citou o exemplo das dificuldades enfrentadas na comarca de Barra do Garças e sugeriu cobrança dura por parte da OAB junto ao Tribunal de Justiça para promover concursos e ampliar o seu quadro de efetivos, tanto de juízes como de serventuários da justiça.

Para os advogados Alcy Lira, Edvaldo Pereira da Silva e Silfarney Nascimento, um dos fatores determinantes para seus posicionamentos em apoiar essa candidatura, é o poder aglutinador de Cláudia, que tem se mostrado muito disposta a compartilhar de ideias na composição de suas propostas e seu empenho , além da disposição para buscar soluções para ter uma entidade mais forte e representativa.

Finalizando a reunião Claudia Aquino garantiu empenho da OAB para contribuir com o melhor funcionamento e agilidade do judiciário, ela citou exemplos anteriores efetivos de ida e vindas da entidade junto aos presidentes e atual presidente do TJ e ao Governo do Estado cobrando duramente essas necessidades, segundo disse, ainda falta 47 juízes e 600 servidores em todo o Estado para suprir as necessidades.

Em junho deste ano 25 novos juízes tomaram posse, acredita que em breve terá reflexo. Há uma expectativa que ate abril do próximo abre edital de concursos para novos servidores da justiça, a data ainda não foi revelada e nem a quantidade de vagas. Outra propostas defendida por Claudia na sua gestão será a criação de uma comissão especial da OAB para acompanhar e fiscalizar onde esta sendo aplicado o dinheiro do judiciário através de ações efetivas, fiscalizadora e transparente.

Apoiada pelo atual presidente da OAB estadual, Maurício Aude e pelo ex-presidente Claudio Stabile, Claudia Aquino alfinetou ao afirmar que sua candidatura não é pessoal e nem imposta, é de grupo, limpa e transparente e esta aberta ao dialogo e sugestões com todos os advogados do Estado. “nossa campanha será propositiva, sem criticas aos concorrentes, nosso objetivo central e foco são a OAB. Nossa entidade tem que estar aberta a todos que queiram trabalhar”. Finalizou.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90