Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
29/07/2015 às 07h18min - Atualizada em 29/07/2015 às 07h18min

Hoje tem três reuniões na Barra para tentar reabrir parque Serra Azul fechado pela Sema

Ronaldo Couto / Secom - BG
Assessoria

Nesta quarta-feira (29/07) tem três reuniões programadas em Barra do Garças para tentar reabrir o Parque Estadual da Serra Azul fechado administrativamente há dez meses pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente em função das queimadas de agosto e setembro do ano passado.

A interdição do parque surgiu após uma notificação do Ministério Público Estadual (MPE), todavia ao longo deste período nenhum investimento foi verificado para melhorar a unidade de conservação e o que é pior impedindo a população de visitar o parque.

As reuniões vão tentar um ajuste de conduta (TAC) entre Sema e Ministério Público para reabrir o parque, segundo informou o deputado estadual Max Russi que foi até o governador Pedro Taques e a secretária estadual de Meio Ambiente (Sema) Ana Luiza Peterlini para reivindicar uma solução para esse impasse.

“Nós acreditamos num ajuste de conduta que possibilitará a abertura do parque inclusive convidamos a promotora Hellen para participar de uma reunião na prefeitura às 11 horas e depois teremos outra no Ministério Público cm a participação do conselho consultivo”, frisou o deputado.

O prefeito Roberto Farias e vereadores que cobraram uma posição da Sema sobre o fechamento do parque também vê essa reunião com uma reconciliação da Sema com o povo. “A população foi prejudicada porque as queimadas foram no ano passado e não afetou a estrada do Mirante e trilha das cachoeiras e até o turismo religioso que é praticado na serra há 50 anos foi prejudicado com esse fechamento”, ponderou Beto.

O vereador Welinton Mandioquinha, que ao lado dos parlamentares Pebinha da Saúde, Geralmino Neto e Airton Biroska, lembra que não existe decisão judicial fechando o parque e sim uma notificação do MPE.

A programação para debater o parque inclui também uma reunião preliminar às 10h30 entre o deputado Max, o coordenador de Unidades de Conservação e Áreas Protegidas (Cuco) Alexandre Batistela e a promotora Hellen Uliam Kuriki. Às 11h30 será apresentado um plano de ações para reabertura do parque na prefeitura.

E às 14 horas reunião do conselho das unidades de conservação dos parques estaduais.
 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90