Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
16/07/2015 às 16h40min - Atualizada em 16/07/2015 às 16h40min

1.440 jovens são dispensados do serviço militar por ano

Clique F5
Ilustrativa

O Exército Brasileiro define Tiro de Guerra (TG) como uma experiência bem sucedida entre o Exército e a Sociedade Brasileira, representados pelo poder público municipal e milhares de cidadãos que ingressam nas corporações.

O TG contribui para a formação ética e civismo dos jovens brasileiros, enriquecendo os valores familiares.

Em Primavera do Leste, segundo informações da coordenadora da Junta Militar, Inês Mazetto, todo mês é realizado cerca de 120 alistamentos, mas todos são dispensados do serviço militar por falta de um Tiro de Guerra na cidade, foi o que aconteceu recentemente, mais de 100 jovens de 18 a 22 anos receberam os certificados de dispensa, com isso 1.440 jovens primaverenses deixam de conhecer e participar do ato cívico brasileiro.

Vale ressaltar que Primavera é a segunda cidade com maior número de alistamentos da 8ª Delegacia Militar

Para a cidade, o TG traria muitos benefícios, pois além de ensinar os deveres cívicos e disciplinares aos seus jovens, ainda ajuda no futuro profissional.

Um cidadão que serve o exército pode posteriormente seguir carreira militar. “Seria muito interessante um Tiro de Guerra, assim quem sabe poderíamos seguir carreira e até aprender o que o exército faz”, diz Mauro Augusto, de 17 anos.

“Eu gostaria muito de ter servido o exército, na minha cidade, como aqui não tem fui dispensado”, reclama Marco Antônio, de 23 anos.

EXÉRCITO ACENA COM POSSIBILIDADE PARA CRIAR TG EM PRIMAVERA

Segundo informações do capitão Antonio José da Silva, da 8ª Delegacia Militar de Rondonópolis, por ser Primavera do Leste, a segunda cidade que mais jovens se alistam, existe o interesse e possibilidade em se instalar um Tiro de Guerra, desde que o Poder Público Municipal entre em contato com a 9ª Junta Militar, onde serão passadas todas as normas e, a partir daí começa-se a trabalhar a criação de um TG.

“Primavera tem uma população que está crescendo, uma cidade próspera, existe a possibilidade de criar um Tiro de Guerra, mesmo porque ele traz benefícios para a comunidade. Além de tirar o jovem da rua, vai trazer esse cidadão para servir as forças armadas e o Poder Público Municipal terá uma tropa preparada, o município terá um estabelecimento militar, com instalações, que poderá servir para outros fins, como realizar cursos e outras atividades. O mais importante é que esses jovens que querem servir o exército e não podem ir a outra cidade, poderão fazer essa atividade em Primavera do Leste”, confirma o capitão.

“Para criar um Tiro de Guerra é preciso que exista parceria entre o Poder Público Municipal e Governo Federal, pois a instalação deve contar com espaço para atividades físicas, local para repassar instruções e outro com segurança para guardar todo o armamento e também moradia para os sargentos”, ressalta capitão José Antônio.

PREFEITO MOSTRA INTERESSE EM CRIAR TIRO DE GUERRA EM PRIMAVERA

Para o prefeito de Primavera do Leste, Érico Piana, “é muito interessante em ter um Tiro de Guerra no município, até porque dará oportunidade aos jovens que são dispensados sem prestar serviço militar para que possam se engajar dentro do processo aqui mesmo em Primavera”, considera Piana.

“Entendo que as pessoas que têm essa chance, esta felicidade de servir o exército tem uma oportunidade inigualável porque são muitas questões relativas a cidadania e disciplina que não estão sendo passadas para aqueles que são dispensados todos os anos. É muito importante a criação do Tiro de Guerra e o apoio do Exército aqui em Primavera. Resta saber esta contrapartida, a qual ainda não entramos em detalhes, como será essa estrutura física e se há necessidade de construir, se poderá ser utilizado espaço público já existente, o que facilitaria muito. São detalhes que teremos na próxima conversa com o comando do Exército para alinhavarmos de uma maneira mais prática o que cada governo será responsável. Qual a responsabilidade e contribuição do Exército além da formação dos jovens. Chegando a um entendimento, iremos precisar do apoio do Poder Legislativo, pois se depender de recursos financeiros de alto valor teremos que fazer uma programação muito criteriosa”, afirma o prefeito.

OPINIÕES

“Vai ocupar o tempo dos jovens com educação e disciplina, com certeza é bem vindo, muito bom para a cidade, pois em Primavera do Leste, temos uma margem muito grande de jovens que precisam de ocupação e ensinamentos dos deveres cívicos”, relata o promotor de Justiça Adriano Alves.

“É interessante e vamos levar adiante, se for possível, com certeza vamos fazer isso para atender esses nossos jovens que estão sendo dispensados do serviço militar por falta de um Tiro de Guerra em Primavera”, afirmou o prefeito Érico Piana.

“O Tiro de Guerra além de trazer benefícios para a cidade, ensina o jovem os deveres cívicos e disciplina, além de um futuro profissional”, comenta o coronel Cezár Metelo.

“O Tiro de Guerra ensina o jovem a cidadania e possibilita que ele dê a sua contribuição para a defesa da Pátria”, ressalta o major da Polícia Militar Gabriel Coutinho.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90