Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
08/07/2015 às 07h23min - Atualizada em 08/07/2015 às 07h23min

Barra fica em 3º lugar no Festrilha e vereador Neto prestigia evento

Konrad Felipe Assessoria - CMBG / Angélica Moraes Assessoria-Secel
Assessoria

Barra do Garças ficou com o terceiro lugar, no Festival de Quadrilhas do Vale do Araguaia, com o grupo Abalantes do Sertão, que levou o prêmio de R$ 9 mil na etapa final do Festival que aconteceu no último sábado (4/7) em Porto Alegre do Norte.

O grupo Abalantes do Sertão contou com o apoio da Prefeitura de Barra do Garças, através do Projeto de Lei nº 041/2015, aprovado por unanimidade na câmara, que autorizou o Poder Executivo Municipal a disponibilizar veículo do município para a locomoção do grupo ao Festival. Atitude que demonstra o interesse do prefeito e dos vereadores de estarem apoiando essa iniciativa cultural.

A final do Festival contou com 12 grupos vindos de 11 municípios em disputa pelos cinco primeiros lugares. A edição deste ano compreendeu quatro etapas classificatórias que começaram em Novo Santo Antônio (dia 06/06) e passaram por Ribeirão Cascalheira (12 e 13/6), Canabrava (19 e 20/6), General Carneiro (26 e 27/6) e Porto Alegre do Norte (03 e 4/7), que sediou a final. Em cada etapa foram selecionados três grupos.

O grupo quadrilheiro Balancê do Cerrado, de Nova Xavantina, foi o grande vencedor do Festival levando um prêmio de R$ 19 mil e o direito de participar do Campeonato Brasileiro de Quadrilhas Juninas, que acontece no mês de agosto, em Brasília, e é organizado pela Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas Juninas (Confebraq).

As apresentações foram avaliadas por um grupo de cinco jurados pertencentes à Federação de Quadrilhas Juninas de Goiás que se revezaram no julgamento ao longo das etapas classificatórias. Entre os quesitos observados estão conjunto, coreografia, caracterização e casal de noivos.

O vereador Dr. Neto (PSD) falou da satisfação em ter apoiado o grupo desde o começo do Festival. “É a primeira vez que uma equipe de Barra do Garças participa desse Festival e já tem um grande resultado. Estou muito feliz com o grupo porque pude acompanhar o empenho desses dançarinos, que estavam ensaiando desde novembro do ano passado”.

O vereador destacou que esse evento quadrilheiro ainda é desconhecido na nossa cidade, “Essa forma de cultura sempre é mais conhecida no Nordeste do país, no Mato Grosso, só no norte do Estado a competição é mais acirrada, os grupos são excelentes”, destacou.

Realizadas há cerca de 15 anos, as competições de quadrilhas do Araguaia são um dos eventos mais esperados pela população e já fazem parte do calendário cultural da região. Além de manter viva uma tradição local enraizada nas comunidades, o festival movimenta setores importantes para a economia como o turismo e o comércio.

 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90