O prefeito Roberto Farias continua firme no propósito de reformar todas as unidades de saúde (UBS) de Barra do Garças e de construir mais nove postos de saúde e com isso expandir o atendimento a saúde básica na principal cidade do Vale do Araguaia.
Na quarta-feira (27/5), ele esteve acompanhado de vereadores, secretários e moradores na reinauguração da UBS do Jardim das Mangueiras que foi modernizada dentro do padrão de qualidade do Ministério da Saúde.
“Nós já reformamos oito dos 14 postos existentes e estamos construindo novos postos nos bairros São Benedito, Senamarques e nas aldeias indígenas e vamos reabrir o posto de saúde do Piracema que foi fechado pela administração passada”, salientou.
Beto aproveitou a solenidade para agradecer o apoio dos vereadores e a compreensão dos servidores da saúde. “Nós poderíamos estar fazer mais pela saúde, se o governo nos ajudasse com o Pronto Socorro que é estadual”, frisou.
Segundo o prefeito, o maior gargalo da saúde na Barra é o Pronto Socorro cuja manutenção custa 2,5 milhões para prefeitura que recebe como ajuda 400 mil do governo federal e 180 do Estado. “Nós tivemos em Cuiabá e alertamos ao governo que precisamos de mais ajuda. Tem cidade com hospital do mesmo porte de Barra que recebe 3,5 milhões” acrescentou. O médico-regulador Dalton Siqueira, que atua na UBS Mangueiras, confirmou as queixas do prefeito e disse que na região tem municípios que não fazem nem radiografia e jogam os pacientes para Barra. “As argumentações do prefeito são pertinentes porque poucos ajudam na manutenção do consórcio e do Pronto Socorro”, destacou o médico.
Participaram da solenidade os vereadores Miguelão Moreira; Joãozinho Cego; Celson Souza; Welinton Mandioquinha e secretários municipais.
A prefeitura já reformou as UBS do Jardim Anchieta; Jardim Nova Barra; Santo Antônio I; Santo Antônio II; Manga Rosa (União); Jardim Pitaluga.