Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
14/05/2015 às 12h57min - Atualizada em 14/05/2015 às 12h57min

Três cidades do Norte Araguaia comemoraram aniversário

Agência da Notícia com Redação
Agência da Notícia

Três municípios que compõem a região Norte Araguaia comemoraram aniversário ontem e por isso, foi feriado, em Vila Rica, Porto Alegre do Norte e São Félix do Araguaia, as duas primeiras emancipadas através da lei 5.010 de 13 de maio de 1986, já a última foi gerada através da lei estadual 3.689, de 1976.

Porto Alegre do Norte teve origem com a habitação de povos indígenas da nação tapirapé. A história da colonização, recente, da gente de Porto Alegre do Norte, inicia-se no final da década de 1940. O crescimento foi pequeno e aos poucos os habitantes foram-se fixando nas margens do rio. Data de 1966 a primeira concentração urbana, então denominada Beira Rio. Com a chegada da estrada BR-153, em 1975, são instalados novos projetos agropecuários ocupando vastas áreas, a estrada traz também novos posseiros, que aos poucos vão se instalando e formando os Núcleos do Sertão.

Já São Félix do Araguaia teve origem no dia 23 de maio de 1941, quando desembarcava no rio Araguaia, em território mato-grossense, a família de Severiano Neves, acompanhada de outras famílias provenientes do estado do Pará, em busca de um futuro melhor. Iniciando-se assim um novo povoado, próximo a Santa Izabel do Morro, antiga morada dos índios carajás, habitantes milenares do rio Araguaia e da Ilha do Bananal. A denominação de São Félix foi dada pelo bispo D. Sebastião Thomaz Câmara, no dia 20 de novembro de 1942.

Vila Rica foi o único dos três municípios que está com programação de aniversário, que continua até o final de semana. O município que fica no nordeste do Mato Grosso, na tríplice fronteira com os estados do Pará e do Tocantins,foi fundada em 1978 pelo Sr. Rubens Rezende Peres e pelo Sr. Alair Álvares Fernandes, que vieram para a região com a Colonizadora Vila Rica.

Os fundadores, como proprietários de uma grande área de terras, resolveram edificar no local vários assentamentos de pequenos colonos, assim sendo, dividiu-se a terra em pequenas propriedades e as colocou à venda juntamente com o INCRA e Banco do Brasil, em sistema de colonização, e em decorrência de qualidade e fertilidade do solo, o negócio teve grande aceitação.

Os três municípios que comemoram aniversário tem como principal base da economia o agronegócio que chegou na região e vem transformando o Norte Araguaia numa fronteira agrícola crescente.
 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »