A companhia Águas de Barra do Garças inaugurou terça-feira (12/5) um Centro de Controle Operacional com mais de setenta câmeras de monitoramento que vão ajudar no aperfeiçoamento do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário da cidade.
Os investimentos são da ordem de R$ 400 mil e têm como objetivo evitar também os desperdícios com relação a água que hoje se tornou assunto vital em várias cidades do país como São Paulo que enfrenta problemas de racionamento.
Participaram da inauguração os diretores-presidentes da concessionária Anselmo Leal e José João da Fonseca; e a gestora da unidade barra-garcense Agatha Mattos que receberam também representantes da sociedade e do Poder Público como o prefeito Roberto Farias e o vereador Pebinha.
As autoridades conheceram o Centro de Controle Operacional e depois participaram de uma palestra sobre os investimentos da Companhia Águas de Barra do Garças que já atende mais de 97% da população com água tratada e 60% com rede de esgoto.
O sistema tem câmeras de monitoramento nas estações de tratamento; reservatórios e captação da água no rio Garças e na mina Monjolo. Os equipamentos permitem um controle das captações, além dos reservatórios e das estações elevatórias de esgoto.
“Minha luta sempre foi que o serviço de água e esgoto fosse estendido a toda população e sem desperdício para que a gente não enfrente situação de racionamento como ocorre com outras cidades”, frisou o prefeito Roberto.
O vereador Pebinha elogiou o investimento e disse que o Poder Público está atento no papel de fiscalização e ressaltou que tem pedido mais agilidade a companhia na recuperação do asfalto nos bairros que estão recebendo de rede de esgoto. “Sim o papel do vereador como do prefeito é fiscalizar esse serviço”, destacou Pebinha.