Passou pela cidade de Barra do Garças, domingo (3/5), a expedição Garças com admiradores do rio Garças que relembraram também o trajeto de vários desbravadores de Mato Grosso que passaram por este rio como o marechal Cândido Rondon.
A comitiva participou de um almoço no Porto do Baé, ponto turístico de Barra, antes de seguir viagem e compartilhou com a imprensa alguns ensinamentos desta expedição. Todos foram unânimes em dizer que o Garças precisa de mais amor e cuidado por parte da população e das autoridades.
O rio que está no nome da cidade de Barra do Garças por causa da febre do diamante do passado que aqui aportaram vários garimpeiros. "É publico e notório que o rio Garças recebe menos apreço do que o rio Araguaia e essa expedição tenta corrigir essa situação", disse um dos participantes.
A expedição formada por vinte barcos teve início dia 1/5 em Guiratinga e pernoitou em General Carneiro e após almoçar na Barra seguiu pelo rio Araguaia para a cidade de Torixoréu. As experiências durante esse passeio certamente vão servir para defesa da bacia hidrográfica da região.
Garças e Araguaia são rios importantíssimos que ajudaram na ocupação e crescimento econômico de Mato Grosso e precisam ser preservados por todos. Parabéns aos participantes da expedição.