Divulgados dia 21/01, os resultados apresentados pelo Ministério da Educação colocaram Araguaiana-MT no Selo Ouro do índice que avalia a alfabetização na idade correta. O resultado preliminar da 2ª edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização avaliou 4.872 instituições, entre as 5.595 unidades educacionais de todo o país.
Voltado às ações da educação básica, o selo reconhece os esforços da gestão municipal para promover equidade e eficiência educacional. Na avaliação dos municípios, o programa considerou aspectos essenciais para o desenvolvimento educacional, como a formulação de iniciativas, a implementação de programas e estratégias que assegurem o acesso à alfabetização.
Com 126 pontos (resultado preliminar), a educação araguaianense se destaca mais uma vez entre as melhores do país. O desempenho reforça os dados obtidos em avaliações externas e internas, como no programa estadual Alfabetiza MT, no qual o município também se sobressai pelo trabalho da equipe pedagógica.
Criado em 2024, o selo tem como objetivo reconhecer os esforços de gestão realizados pelas secretarias de educação, além de sistematizar e disseminar práticas eficientes, estimulando o compartilhamento de conhecimento entre as redes de ensino.
Dividido em três categorias — ouro, prata e bronze —, o programa reafirma o compromisso das unidades federativas em alfabetizar 100% das crianças até o 2º ano do ensino fundamental, conforme as diretrizes do Plano Nacional de Educação.
As instituições têm até o dia 31 de janeiro para apresentar pedido de reconsideração do índice por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). A divulgação oficial do resultado está prevista para o dia 4 de fevereiro, com cerimônia de entrega marcada para o mesmo mês.