Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
24/01/2012 às 12h50min - Atualizada em 24/01/2012 às 12h50min

BR- 080 e MT 322 que liga o Xingu ao Nortão estão intransitáveis

Agencia da Noticia
Agência da Noticia

Com o início das chuvas um verdadeiro inferno começa nas BRs, MTs e estradas vicinais da região do Norte Araguaia, vários moradores estão ilhados em suas propriedades, diversas cidades em estado de emergência em virtude das fortes chuvas que atingem a região nesta época do ano.

A MT 322 que liga o Araguaia-Xingu ao Nortão de Mato Grosso está praticamente intrafegável segundo relatados dos que se arriscam em uma estrada que mais parece uma trilha de rally, a situação da MT é grave, o rio Xingu que corta a estrada subiu cerca de 10 metros, os motoristas que precisam atravessar o rio chegam a esperar cerca de 6 horas para fazer a travessia, com o aumento no nível do rio os índios controladores da balsa estão atravessando os veículos apenas duas vezes ao dia. De acordo um motorista que vinha do Nortão sentido Confresa, eles tiveram que esperar das 11:30 hs da manhã até as 17:00hs da tarde para fazer a travessia. “É um descaso, a gente se quer fica sabendo se eles virão nos buscar porque não há comunicação alguma, chega a ser desesperador”, disse uma mulher que aguardava para a travessia.

O risco de atravessar o rio em seu nível natural que já é grande fica ainda maior, a balsa apresenta sério ricos aos usuários, a embarcação está em péssimo estado de conservação, não conta com equipamentos de segurança como coletes salva-vidas ou boias, apenas uma pessoa é responsável por fazer a travessia, ou seja, ela acaba sendo o capitão da embarcação e o responsável pela entrada dos veículos.

O risco da travessia da Balsa já havia sido denunciado pelo Portal Agência da Notícia em Junho do ano passado, após a reportagem a Marinha do Brasil se comprometeu a inspecionar a navegação, porém 7 meses depois poucas coisas ou nada mudou.

“As estradas estão intrafegáveis é um verdadeiro rally, outa problema sério enfrentado alí é o perigo de fazer a travessia do rio Xingu, pois o rio subiu tanto que invadiu a estrada é muito perigo e com a falta de equipamentos de segurança é ainda pior” desabafou um motorista que fez o percurso, ao Agência da Notícia.

A situação não é critica apenas na MT 322, a cidade de São José do Xingu está em estado de emergência desde o último dia 12/01 em virtude das péssimas condições da MT 430 e estradas vicinais que ligam a Zona Rural do Município a Zona Urbana. Em Querência cerca de pelo menos 150 famílias estavam ilhadas no assentamento Brasil Novo, na zona rural do município, a mesma situação se repete por todo o norte Araguaia.

As chuvas não dão trégua e dificultam os trabalhos de recuperação das estradas feitos pelas prefeituras, os problemas decorrentes das chuvas na região do Norte Araguaia são frequentes em virtude da falta de investimentos nas estradas que interligam os municípios.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90