A Secretaria de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (Secitec) formou, segunda-feira (23/02) em Cuiabá, uma comissão para avaliar se mantém ou cancela a prova seletiva dos cursos técnicos da Escola Técnica Estadual de Barra do Garças (Secitec), aplicada domingo, que veio com dez das 40 questões respondidas.
O assunto provocou protesto dos candidatos na rede social. As questões respondidas eram de matemática. O erro somente foi percebido durante a aplicação do teste que reuniu mais de 600 candidatos para os cursos técnicos (veja a seguir).
A comissão organizadora optou em manter a prova no domingo na expectativa de que as questões de matemática sejam anuladas e o restante da prova seja considerada. Só que essa decisão será tomada por essa comissão de Cuiabá que avalia o problema, a pedido da secretária de Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso Luzia Helena Marques de Souza.
A diretora de transição da Secitec de Barra Janaína Nasser disse que o erro foi de impressão. A prova foi elaborada por uma comissão da Barra que esqueceu de tirar as respostas das perguntas de matemática.
Sobre a questão do horário, Janaína Nasser ressaltou que a confusão partiu dos candidatos já que a prova foi aplicada pelo horário de MT (às 08 horas) sendo às 09 horas pelo horário de Brasília para o fechamento do portão.
Janaína ressaltou que os candidatos vão ter que aguardar uma posição da comissão de Cuiabá que apura esse assunto.
A prova seletiva da Secitec visa formar as turmas de Técnico de Segurança do Trabalho com 40 vagas (200 candidatos); Técnico em Edificações 40 vagas (200 candidatos); Técnico em Informática 40 vagas (36 candidatos); Técnico em Análises Clínicas 40 vagas (51 candidatos). Os cursos são de dois anos e meio.
A segunda-feira também marcou a volta das aulas dos cursos técnicos do Pronatec oferecidos na Secitec: Técnico em Enfermagem; Técnico em Edificações; Técnico em Agropecuária.