• Home
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Termos de Uso
    • Política de Privacidade
  • Notícias
  • Fotos
  • Vídeos
Araguaia Notícia
  • Home
  • Notícias
    • Rádio e TV
    • Política
    • Polícia
    • Esportes
    • Economia
    • Cultura
    • Cidades
    • Artigos
  • Vídeos
    • Música
    • Notícias
    • Política
    • Saúde
    • Veículos
    • Viagens
  • Fotos
  • Multimídia
    • Notícias
    • Vídeos
    • Áudios
    • Galeria de Fotos
  • Atendimento
  1. Início
  2. Editoria
  3. Notícias

Saúde

Governo do Estado retoma realização de transplantes de rim em Mato Grosso

Previsão é de que, nesta semana, sejam realizados três transplantes renais no Hospital São Mateus, em Cuiabá, unidade credenciada para a realização dos procedimentos

Por Secom MT- 12/03/2025 09h54 • Atualizado em 12/03/2025 às 09h54

Governo do Estado retoma realização de transplantes de rim em Mato Grosso

Os transplantes devem ser realizados nos dias 12, 13 e 14 de março, um em cada dia, e envolverão doadores vivos. Contudo, devido à complexidade dos procedimentos, é possível que haja mudanças neste cronograma. 

“A retomada dos transplantes é motivo de comemoração. Eu que passei por esse processo quando precisei ser transplantada, sei o quanto a oportunidade de realizar o procedimento desperta a esperança de viver. Graças a Deus meu marido foi compatível comigo. Gratidão ao Governo do Estado por esse olhar humanizado”, disse Virginia Mendes.

Crédito: Jana Pessôa

"Posso testemunhar sobre a importância desse tipo de procedimento, pois já fiz o transplante junto com a minha esposa Virginia. É uma operação que salva vidas e que precisa estar à disposição da população. Fico muito feliz em saber que muitas vidas serão salvas por conta dessa iniciativa do Governo do Estado", declarou o governador Mauro Mendes. 

A retomada dos transplantes renais em Mato Grosso é resultado de um investimento do Estado de mais de R$ 19 milhões por ano.

Atualmente, há cerca de 2 mil pacientes em tratamento nos serviços de hemodiálise em Mato Grosso. A previsão da Central Estadual de Transplantes é de que 40% a 50% desse quantitativo tenha a indicação para o transplante renal.

“Essa é uma ação prioritária para o Governo de Mato Grosso, que tem a atenção do governador Mauro Mendes, até mesmo pela importância da iniciativa, pelo engajamento da nossa primeira-dama, Virginia Mendes. A equipe da Central Estadual de Transplantes se dedicou integralmente em todos os quesitos necessários, junto à habilitação do hospital, à capacitação das equipes, para que fosse possível retomar esse serviço tão relevante para a população”, disse o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

A realização de outros transplantes de rim está condicionada à disponibilidade do órgão e à compatibilidade entre o doador e receptor. 

“A importância em se ter o transplante aqui no Estado é para as futuras captações que venham a acontecer dentro de Mato Grosso. A partir de agora, os órgãos captados no nosso estado terão como prioridade os pacientes de dentro do próprio estado. Caso não haja pacientes compatíveis ou aptos a receber o órgão, ele será disponibilizado para a Central Nacional de Transplantes, para ser vinculado à fila única nacional”, explicou a secretária adjunta do Complexo Reguladora da SES, Fabiana Bardi. 

A ordem de serviço para a retomada dos transplantes renais em Mato Grosso foi emitida em setembro de 2024. O Hospital São Mateus foi credenciado por meio do Chamamento Público nº 002/2024.

O processo para a retomada dos transplantes não se resumiu apenas à ação cirúrgica, mas também às demais etapas necessárias, como o cadastramento, a qualificação, habilitação e o credenciamento da unidade junto ao Ministério da Saúde.

O médico nefrologista do Hospital São Mateus, dr. Jonathan Feroldi, informou que houve uma preparação de quatro anos para que a unidade estivesse apta a realizar os transplantes renais em Mato Grosso. Após o credenciamento, as equipes do hospital trabalharam na atualização da fila de pacientes com a indicação para o transplante. 
 

“Neste primeiro momento, nós estamos atuando com os pacientes que são novos, que ainda não tiveram acesso a um centro de transplante. Nós já atendemos cerca de 200 pacientes e todos eles são atendidos pelo nefrologista, realizam uma série de exames para que a gente possa ter a certeza de que está tudo bem com a saúde daquele paciente, para que ele possa realmente ser habilitado para ser transplantado”, explicou. 

Além disso, houve o investimento na atualização técnica das equipes médicas no Hospital das Clínicas de Porto Alegre (RS), considerada uma unidade de referência para transplantes renais no Brasil. 

“Nove membros da nossa equipe foram até Porto Alegre, no Hospital de Clínicas, que é uma das maiores referências do país em realização de transplante, para acompanhar a realização de sete transplantes renais. O objetivo é garantir a melhor qualidade e o melhor desfecho para esses pacientes”, acrescentou o especialista.

Transplantes que transformam vidas

“É um momento muito gratificante. Isso é um privilégio pra gente, sair da vida da hemodiálise três vezes por semana. Só quem perde um rim sabe o valor que ele tem, o que ele significa pra gente. Com esse privilégio que tenho de receber um rim através do meu irmão, pelo ato de coragem dele, meu coração é só gratidão. A partir de amanhã, se Deus quiser, a gente não precisa mais da hemodiálise, a gente vai ter liberdade”, declarou, emocionado.

 

 

 
 

 

<div class="container-fluid" style="box-sizing: border-box; margin-left: auto; margin-right: auto; padding-left: calc(15px); padding-right: calc(15px); width: 1328.8px; color: rgb(33, 37, 41); font-family: -apple-system, BlinkMacSystemFont, " segoe="" ui",="" roboto,="" "helvetica="" neue",="" arial,="" "noto="" sans",="" sans-serif,="" "apple="" color="" emoji",="" "segoe="" ui="" symbol",="" emoji";="" font-size:="" 16px;="" text-align:="" justify;"=""> 

 

 

 


FONTE: Araguaia Notícia
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
  • Carreta da Saúde da Mulher inicia atendimentos em Barra do Garças nesta sexta (08)
    Carreta da Saúde da Mulher inicia atendimentos em Barra do Garças nesta sexta (08)
    05/05/2026
  • Deputado Eugênio alerta sobre os casos de meningite em Mato Grosso; governo descarta surto
    Deputado Eugênio alerta sobre os casos de meningite em Mato Grosso; governo descarta surto
    04/05/2026
  • Barra do Garças não registra casos de meningite e reforça medidas de prevenção
    Barra do Garças não registra casos de meningite e reforça medidas de prevenção
    30/04/2026
  • Ribeirãozinho realiza Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado (25)
    Ribeirãozinho realiza Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado (25)
    24/04/2026
  • Projeto Farmácia Amiga realiza nova etapa de atendimentos nesta sexta-feira (24) em Barra do Garças
    Projeto Farmácia Amiga realiza nova etapa de atendimentos nesta sexta-feira (24) em Barra do Garças
    23/04/2026
  • Barra do Garças realiza Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado (25)
    Barra do Garças realiza Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado (25)
    23/04/2026
  • MT registra terceira captação de múltiplos órgãos em 2026
    MT registra terceira captação de múltiplos órgãos em 2026
    20/04/2026
  • Idosos, crianças e gestantes devem procurar postos de saúde para vacinação contra gripe
    Idosos, crianças e gestantes devem procurar postos de saúde para vacinação contra gripe
    20/04/2026
  • UBS's Santo Antônio III e São José terão atendimento estendido na segunda-feira (20) em Barra do Garças
    UBS's Santo Antônio III e São José terão atendimento estendido na segunda-feira (20) em Barra do Garças
    18/04/2026
  • Vídeos »
    Famílias de Barra do Garças se divertem com a troca de figurinhas da Copa VEJA VÍDEO
    Cidade
    Famílias de Barra do Garças se divertem com a troca de figurinhas da C...
    24/06/2026
    Vereador Miguel Arcanjo cria projeto Câmara Mirim para crianças de Pontal do Araguaia VEJA VÍDEO
    Cidade
    Vereador Miguel Arcanjo cria projeto Câmara Mirim para crianças de Pon...
    24/06/2026
    Vereadores aprovam Moção de Aplausos ao deputado federal Barbudo que destinou R$ 2,2 milhões em recursos para Pontal do Araguaia VEJA VÍDEO
    Cidade
    Vereadores aprovam Moção de Aplausos ao deputado federal Barbudo que d...
    24/06/2026
    Dólar Hoje
    Facebook »
    Facebook
    Enquete

    Expoleste divulga shows de 2023 e aí você gostou? Deixe aqui a sua opinião?

    24.5%
    75.5%
    compartilhar
    Araguaia Notícia
    • Institucional
      • Quem somos
      • Política de Privacidade
      • Termos de Uso
    • Multimídia
      • Notícias
      • Vídeos
      • Fotos
    © 2026 Araguaia Notícia - Todos os direitos reservados
    WebMedia
    Utilizamos cokkies e tecnologias semelhantes para melhorar sua navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Privacidade.

    ‹ › ×